BLOG DO TOTONHO

  • CANAL DO ITAJURU

    Canal do Itajuru/Cabo Frio/RJ – 16/07/2016 – Antônio José Christovão

  • PEQUENAS DOSES

    Luiz Antônio Nogueira, Fernando Ribeiro da Silveira e Geni Bernat.

    “Ser ou não Ser”

    Apesar dos inúmeros boatos que circulam na cidade sob a forma de notícias, até o momento o assunto do registro da candidatura de Marquinho Mendes junto a Justiça Eleitoral (TRE) continua rolando, sem solução. O ex-prefeito Marquinho Mendes, filiado ao MDB, que um dia foi de Doutor Ulysses Guimarães e hoje está nas mãos do político caxiense Washington Reis, vive o dilema shakespeariano “Ser ou não Ser”.

    Chapa Mamá?

    A cada dia se anuncia um parecer diferente sobre a candidatura do ex-prefeito. A última é a chapa Mamá, Magdala/Marquinho, na qual o ex-prefeito comporia a chapa como vice da prefeita Magdala Furtado (PV). É uma solução complicada, porque, segundo alguns, o vice poderia impugnar toda a chapa. Será que pode acontecer uma impugnação dessa maneira?

    A Rejeição! 1

    São muitas as implicações de uma chapa Magdala/Marquinho para disputar a prefeitura de Cabo Frio. Independente das questões relativas ao registro está a da rejeição popular. A prefeita Magdala Furtado (PV), sem nenhuma tradição na administração pública, não tem nenhuma penetração junto aos cabofrienses: o “mandato tampão” da prefeita é sinônimo de rejeição.

    A Rejeição! 2

    A base dessa rejeição está na maneira pouco educada e desrespeitosa com a qual ela e seu grupo político trataram o prefeito José Bonifácio (PDT) durante a sua doença. Não há como lembrar da então vice, sem lembrar da sua atuação em momentos tão difíceis e também quando assumiu e imediatamente demitiu a todos que tinham alguma relação política e de afeto com o falecido prefeito.

    A Rejeição! 3

    Além do desrespeito e das demissões, o grupo político da prefeita mudou radicalmente a política de saneamento financeiro desenvolvida pelo então prefeito José Bonifácio (PDT). Como dificilmente o projeto de reeleição de Magdala Furtado (PV) vai vingar a corretora imobiliária terá que voltar a iniciativa privada, com a marca da má administradora pública.

    A Convenção Eleitoral

    O deputado Serginho Azevedo (PL) está investindo todos os esforços para fazer da Convenção Eleitoral um grande evento com o objetivo de consolidar o espaço político dos grupos que o apoiam. Segundo algumas “cabeças pensantes” do grupo, o objetivo é não deixar brechas, que possam alimentar o eleitorado orfão de lideranças progressistas. Afinal, fica bastante difícil enquadrar política e ideologicamente Marquinho/Magdala nesse campo.

    A cabeça de Rui

    Rui Machado é sem dúvida uma das “cabeças pensantes” do grupo liderado pelo deputado Serginho Azevedo (PL) e um dos primeiros a aderir ao projeto majoritário do parlamentar. Rui foi vereador e além de articulador da candidatura majoritária de Serginho, trabalha para reeleger seu filho Rodolfo Machado. Quem conhece eleição em Cabo Frio diz que Rui não costuma errar.

    O Projeto!

    O candidato da Federação PSOL/REDE, Rafael Peçanha fez ontem, na sede do Diretório Municipal, no Jardim Excelsior, a exposição do Projeto “Se Cabo Frio fosse nossa”. O professor teve o auxílio dos coordenadores José Correia Baptista e Cláudio Leitão, além de muitos outros militantes que contribuíram com diferentes itens, que foram adicionados ao programa.

    A Intervenção!

    Benedita da Silva e Lindbergh Farias, deputados petistas, que fizeram a intervenção política na Frente Brasil da Esperança (PT/PC do B e PV) para desalojar o professor Rafael Peçanha, saíram mal desse processo político/eleitoral. Afinal, Magdala Furtado (PV) manteve no governo seu posicionamento a direita e tem grande rejeição na cidade.

    “Barões queimados” politicamente

    Após o final do processo eleitoral, em 6 de outubro, aguarda esses dois “barões” a cobrança pelo estrago feito no Diretório Municipal e na imagem do PT, no município e em toda a Região dos Lagos. Certamente, Benedita e Lindbergh vão ter muitas dificuldades para se reeleger com votos progressistas. Vai ser difícil de explicar a filiados, militantes e simpatizantes a postura durante a caminhada eleitoral.

  • O ORIGINAL É SEMPRE MELHOR

    Ângela Maria Sampaio de Souza

    Todo mundo tem múltiplos talentos. Basta olhar para dentro de si, ouvir sua intuição e seguir seu coração.
    Cada pessoa tem sua bagagem pessoal e intransferível e isso tudo e a sua personalidade com seus talentos faz de você a única.
    Aprecio as pessoas que exploram seus talentos!
    Essas pessoas não perdem seu tempo copiando outras, pois todos temos muita criatividade dentro de nós.
    As pessoas que investem nos seus talentos, não se conformam em ser cópias baratas de perfume caro, elas são originais.
    Cabe a cada pessoa descobrir as melhores formas de se expressar para o mundo e explorar tudo isso com amor e disciplina.
    Quanto mais talentos se exploram, mais talentos se acumulam, a ponto de transbordar como enchente, tocando o coração de outros!
    Procure explorar a arte melhor de si!
    Seja sempre o perfume original, não o falsificado!!!

    (*) Ângela Maria Sampaio de Souza é Professora.

  • DIVULGAÇÃO
  • BOTE – CABO FRIO – RJ
    SONY DSC

    Antônio José Christovão

  • PEQUENAS DOSES

    A turma do Café, ainda em outra galeria, reunida em conversa com o então candidato a prefeito, José Bonifácio.

    Em Memória de José Bonifácio

    Missa mandada celebrar, pelo PDT, em memória do Prefeito José Bonifácio Ferreira Novellino, na tradicional Igreja da Lampadosa, no centro do Rio de Janeiro, completado um ano do seu falecimento.

    Cara dura

    A prefeita Magdala Furtado (PV) continua na maior cara dura a reinaugurar obras feitas por outros prefeitos do município, inclusive José Bonifácio, a quem muito hostilizou. Alguns engraçadinhos sempre aparecem nessas horas como “papagaios de pirata”, aparecendo nas fotos, em busca de notoriedade, embora transitória.

    Por acaso

    O encontro “por acaso” entre o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) e a prefeita Magdala Furtado (PV), no Mercado Sebastião Lan mostrou a falta de popularidade da prefeita. Foi mais uma ação da comunicação social da prefeitura, que não poupa esforços no sentido de tornar viável a candidatura de Magdala a reeleição. Caso juridicamente a candidatura de Marquinho não possa ser implementada, a situação eleitoral do grupo ficará quase impossível.

    “Se Cabo Frio fosse nossa”

    Amanhã, quinta-feira, 18, o professor Rafael Peçanha (REDE) apresenta na sede do Diretório Municipal, no Jardim Excelsior, o projeto “Se Cabo Frio fosse nossa”, coordenado por Cláudio Leitão e José Correia Baptista. O projeto, na realidade é a base do programa de governo da Federação PSOL/REDE.

    “A Vida vai melhorar”

    A Associação Atlética Cabofriense vai sediar, durante o dia 20, sábado, a Convenção Municipal, que vai lançar oficialmente a candidatura de Serginho Azevedo (PL) a prefeito de Cabo Frio, com o apoio de 14 partidos e dezenas de candidatos a ocupar uma vaga na Câmara de Vereadores. A Convenção abre às 9:30 horas e deve durar o dia inteiro.

    Enquetes & Pesquisas

    As inúmeras enquetes e pesquisas que circulam em Cabo Frio sobre os candidatos a Câmara de Vereadores são extremamente frágeis, na medida em que nada é mais difícil de medir que eleição proporcional para o legislativo municipal. De uma maneira geral são estimuladas por candidatos, que objetivam afastar concorrentes e ao mesmo tempo reforçar seus nomes no imaginário popular.

    Os Eleitos?

    Tradicionalmente, o 2º Distrito de Tamoios, consegue eleger dois vereadores, na Câmara Municipal de Cabo Frio. Em 2024, a eleição deve ser ainda mais dura, tal a quantidade de candidatos a sentar nas confortáveis poltronas do Plenário Oswaldo Rodrigues, na Avenida Nossa Senhora da Assumpção. Quais serão os eleitos?

    MPF e Instituto EcoVida

    A ong Instituto EcoVida continua sendo investigada, com representações junto ao Ministério Público Federal (MPF). É preciso que tudo seja muito bem esclarecido, porque se trata de dinheiro público e de área ambiental sensível, a área da imponente duna Dama Branca, de importância fundamental para a Região dos Lagos, especialmente para Cabo Frio.

    Edital de Chamada Pública de Atenção a Pessoas Afetadas Pela Violência do Estado (RAAVE)

    Este edital visa selecionar cem (100) mães de pessoas que foram vítimas letais da violência de Estado para participar do desenvolvimento da Rede de Atenção a Pessoas Afetadas pela Violência do Estado (RAAVE).

    As mães selecionadas serão bolsistas de extensão da UFRJ e atuarão nas atividades de acolhimento psicossocial de familiares atingidos por violações de direitos promovidas por agentes públicos no Estado do Rio de Janeiro, bem como na produção de dados, metodologias, fluxos de saúde mental e na garantia de direitos a serem formulados para o aperfeiçoamento e fortalecimento da rede de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) como políticas públicas de acesso universal.

    Mais informações sobre a inscrição: https://teopsic.psicologia.ufrj.br/edital-de-chamada-publica-rede-de-atencao-a-pessoas-afetadas-pela-violencia-de-estado-raave

  • OS DEBATES SOCIAIS

    Luciana G. Rugani

    Pessoas que dialogam respeitosamente constroem relações firmes e saudáveis. Uma população que utiliza o debate respeitoso e democrático como instrumento de compartilhamento de informações constrói uma sociedade mais cidadã e menos vulnerável à desinformação.
    O Brasil, um país que, segundo pesquisa do Instituto da Democracia, publicada no ano passado, possui 20% de sua população acreditando que a Terra é plana, infelizmente ainda caminha muito devagar em relação aos debates sociais. Grande parcela da população simplesmente não se interessa por debater temas sociais e confunde “Política” com “política partidária”. Muitos dizem não se interessar por política, evitam qualquer tipo de debate social e acabam estipulando regras de convivência que determinam o silêncio, em relação a assuntos políticos, em seus grupos sociais. Em anos eleitorais, esses assuntos acabam sendo mais debatidos, porém, ainda assim, com restrições ou de maneira menos crítica, menos sensata e, lamentavelmente, mais apaixonada.
    Quando falo “Política”, com “P” maiúsculo, refiro-me à constante busca pela harmonização dos mais diversos interesses existentes, sempre com foco no bem comum. E essa Política, todos nós a exercemos em nosso cotidiano, seja em círculos mais restritos, como em nossa família ou em nossa vizinhança, seja em nível mais amplo, como em um país ou entre nações. Por isso, todo debate social é também um debate político.
    Na Grécia antiga, os temas eram levados para discussão na “pólis”, que eram as comunidades urbanas compostas por cidadãos, sendo esses, conforme definido pela lei da época, os homens livres que adquiriam maior idade. Na pólis, aconteciam os debates sobre os problemas sociais da época e suas possíveis soluções, daí surgiu o termo “Política”.
    É fato, portanto, que todo debate social é também um debate político. Defender esse ou aquele político não é um debate político-social, e sim político-partidário. Parece algo óbvio e simples, porém nunca o óbvio precisou tanto ser reafirmado como nos dias atuais! O debate social discute sobre os problemas de uma sociedade, busca a propositura de sugestões e o elucidamento dos cidadãos. E são muito necessários tais debates, pois eles permitem analisar, um exemplo hipotetico, por que uma região propensa a inundações tem reserva pífia de recursos para a prevenção de enchentes, enquanto outra região, com risco quase zero de alagamentos, verba polpuda é direcionada para o mesmo fim. Os debates sociais também nos possibilitam uma ampliação de visão sobre a importância da ação do poder público para alavancar determinado setor econômico e nos propicia o aprendizado de que é essencial a nossa persistência e a nossa resistência em prol de alguma causa, porém nossa atitude cidadã não deve ser motivo para embasar a ideia de falência de sistemas públicos. Os debates sociais nos esclarecem com verdade, com ciência, estudo e pesquisa, ao contrário dos debates partidários que, muitas vezes, acontecem sem nenhum embasamento real, muito pelo contrário, frequentemente acontece sobre falsos pilares e desinformação.
    E, já que estamos em ano de eleições municipais, é importante dizer que os debates sociais nos ajudam a enxergar a verdade por trás dos slogans e das frases prontas das campanhas eleitorais e a escolher qual o projeto de cidade que desejamos. Ao promoverem mais esclarecimento, os debates sociais nos ajudam a escolher entre modelos que repetem velhos erros e hábitos crônicos, danosos para a sociedade, e modelos que rompem com esse velho padrão, trazendo uma proposta de administração mais ética e consoante com os princípios constitucionais administrativos. Os debates abrem caminho para maior esclarecimento, porém a determinação de cada cidadão de mudar em si o que deseja mudar na sociedade, ou seja, de deixar de lado a visão da política como meio de obter vantagens pessoais, é essencial para que a sociedade possa avançar. Somente com mais consciência social, adquirida pelo conhecimento e pela mudança dos velhos e danosos hábitos sociais, uma sociedade pode avançar, exigir mais respeito por parte de seus governantes e parar de sofrer sempre com os mesmos problemas.

    Luciana G. Rugani
    Academia de Letras e Artes de Cabo Frio – ALACAF e
    Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA

  • DIVULGAÇÃO
  • PROCISSÃO MARÍTIMA DE SÃO PEDRO

    Procissão Marítima de São Pedro – 2023 – Antônio José Christovão.


172 respostas em “BLOG DO TOTONHO”

Tirei o domingo pra ficar “futucando” o meu arquivo profissional, e termino sempre atrás de seu Blog Totonho !
E ele, que me coloca sempre a par dessa ilógica velha e repetitiva política de Cabo Frio !
Mas, é o que temos no momento até as eleições chegarem !
Candidato a prefeitura eu já tenho em que …possivelmente devo votar ; já que o meu título ainda é daí !
Para a Câmara : deixa as águas rolarem , porque até lá, muitas águas com certeza, vao rolar !
Abraços Totonho
Tati Bueno

Recado : Eita preguiça …
Iniciei ontem um texto pra o seu blog Totonho, mas quando terminei, relendo achei muito ruim !
Porque, com essa turma daí, tenho que tentar, pelo menos,subir alguns degraus pra chegar perto …
Mas vou tentar me reorganizar, emocionalmente, quando esse processo judicial terminar para que eu possa, voltar e matar a saudade grande de minha casa ai no Portinho .
Parece que não: mas confesso : só penso nessa volta e estou realmente vivenciando, momentos de grandes ansiedades, com essa volta tão desejada, programada e, não realizada !
Quero a minha casa de volta, quero regar o meu jardim, distribuir bananas e mangas pros vizinhos e, derrubar
principalmente, aquele muro enorme e sem sentido que construíram lá !
Quero vê o pessoal passando sorrindo, quero deitar na rede
com um livro qualquer nas mãos , receber amigos, limpar a piscina , ouvir música e achar ai a vida maravilhosa …
Abraços Totonho e desculpe pelo desabafo …
Tati

Boa noite. O PT há muito tempo não tem identidade aqui nesta cidade, infelizmente essa ”direção” não tem e não teve compromisso com a cidade e o partido, então esses ”novos atores” na coligação não muda em nada o atual momento. E o Lindbergh nunca foi ajudado como deveria e merecia por essa ”direção”, nunca vi uma grande movimentação aqui em torno do seu nome. Sou PT há muito tempo, então…….

Com a queda de temperatura associada às chuvas que chegaram intensas, os animos e os fisiologismos, alteram totalmente, o humano! Como sempre, a Ana Maria, nos trouxe a lembranca do nosso dia a dia,be tem mais agora, a ausencia de nossas autoridades com respeito a falta de luz, em diversos municipios do Estado.

Boa noite Totonho, concordo com tudo o que você falou sobre o PT nessas linhas , porém discordo totalmente quando você falou que o pré candidato do PT fortaleceu o partido, o qual chegou de paraquedas e sem nenhuma identidade, não só dividiu, mas também criou debandada geral, ainda mais apoiado por um presidente local que até agora não disse a que veio. Infelizmente , não sei dizer se aqui ele é um natimorto , ou um zumbi. No caso o partido. E a Mag, não está nem para a cidade , pois não a conhece, não tem o umbigo aqui. Uma lástima……..

Não é um comentario, mas,apreender o que o Totonho, trouxe a baila, o que a Rugani se reportou, antes, muito bom recordar as cronicas de Paulo Mendes Campos e o José Carlos de Oliveira, oque.muito nos enriquece! Semana, expressiva, ao recordar a figura de Teixeia de Souza, parabens para os amigos e conterraneos , !

Boa noite meu caro amigo de pré adolescência e daí pra frente,rrrrrsss, Otávio Perelló, muito bom ler suas linhas escritas nesta blog , boa escrita, sucinta, informativa. Fico feliz por você estar aqui. Abraços.

Bom dia. Só uma pergunta para ”esclarecimentos mais claros”, o PT de Cabo Frio pode enquadrar os outros partidos ? Com qual moral? Não move as ”massas” da cidade, não tem liderança popular, não aglutina a militância e nem faz o coração petista ”ferver”. Só dividiram a militância nos últimos seis anos…….estão querendo o que? há, é o horário político…..

Noto, no seu blog, Totonho, que nada muda em Cabo Frio, a amizade e honras, com uma familia (Bolsonaro )e um lider religioso inexpressivo, ativo pq lhe rende dividendos, fora o aspecto de Lula, viver no seu paraiso! Estamos, a caminho de uma derrocada,não só federal, mas, tambem estadual e municipal. Lembrar, que os Bolsonaros, nunca fizeram na vida e estão ricos, maior exemplo, atual, é o Jair Renan, que nunca acordou e tem um bom capital! E tem mais, não entendo como o Juninho quer se juntar a essa gentalha! Abraços na Rugani e em vc.

Finalmente , conseguir ver a revelação da foto de Evangelos Pagalidis ,a falésia. Com toda a minha idade, não a conhecia, mas, tem a mesma aparencia da falesia do Morro branco, no nordeste!

Hoje o seu blog está imbatível : intercalar velhas matérias políticas, com uma crônica de Rubem Braga musicada pelos dedos mágicos desse violonista : é realmente tudo que precisamos no momento
O resto é lixo !
Tati Bueno

Infelizmente, o PT tem um vice presidente, o Quaqua,que não merece nenhum credito! É capaz ate de aderir ao Serginho! Cuidado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *