Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Luiz Antônio Nogueira da Guia.

Choque de ordem

Choque de ordem aparece nas entrelinhas e até com maior clareza nas colocações do deputado Serginho Azevedo (PL) quando fala de projetos para Cabo Frio. Segundo algumas fontes a arrumação das finanças públicas realizada por José Bonifácio (PDT) não teve prosseguimento com Magdala Furtado (PV). Significa que o próximo prefeito de Cabo Frio, independente da legenda, vai ter trabalho dobrado.

Quem explica?

Boa parte da opinião pública de Cabo Frio anseia por um choque de ordem equilibrado, seguindo a lei e respaldando direitos. A muito a população se aborrece com os absurdos com os quais continuamente é obrigada a conviver, entre os quais a insegurança coletiva e a falta de autoridade do poder público, que a tudo tolera. Como explicar a morte de um turista a pauladas em plena Praia do Forte? Não está na hora de arrumar a casa?

“Freio de arrumação”

Nenhum “freio de arrumação” será possível sem o apoio da Câmara. Por isso o vencedor das eleições terá que constituir uma base muito sólida no legislativo. As maiorias efêmeras constituídas pelos interesses momentâneos não contribuem para políticas municipais permanentes capazes de gerar investimentos de parcerias público/privadas geradoras de empregos e maior qualidade de vida.

E a população?

Ainda tem gente que aguarda a definição jurídica para Marquinho Mendes (MDB) assumir a cabeça de chapa na corrida eleitoral para a Prefeitura de Cabo Frio. Os observadores esperam que a solução saia em definitivo nessa quarta-feira, porque ninguém aguenta mais outra eleição ‘sub judice’. O município não pode ficar mais uma vez preso a uma indefinição jurídica, na qual o grande prejudicado é a população.

Engenharia política

Entre tantos acontecimentos na vida de Cabo Frio ninguém poderia esperar a possibilidade cada vez maior de um acordo político entre Magdala, Marquinho e Janio. É uma omelete, no mínimo extremamente apimentada, com doses de malagueta, capaz de queimar a ponta da língua. Afinal, o olhar crítico sobre a história recente do município, não permitiria que essa engenharia política tivesse algum futuro. Terá?

Problemas?

Segundo algumas fontes a conversa entre a prefeita Magdala Furtado (PV) e o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) estaria empacado, porque ambos fazem questão de liderar a chapa em 6 de outubro, mesmo que a candidata seja Kamilla Mendes (MDB). As próximas semanas certamente vão contribuir para a definição das relações entre MDB/PDT e o governo de Magdala, que tem também o apoio do PSB.

A todo vapor

Apesar da população imaginar que a campanha eleitoral ainda não começou, nada mais fantasioso, porque a “pré-campanha” está a todo vapor como diria o “pacificador” Bibiu, o homem que selou a paz entre Liras e Jagunços. Nesse ponto, Serginho Azevedo (PL) está bem a frente, porque o MDB/PDT ainda não definiu o candidato (a) e Rafael Peçanha só agora começa a estruturar sua campanha pela Federação PSOL/REDE, após dar adeus a Federação Brasil da Esperança.

A importância das “nominatas”

O grande público muitas vezes não consegue compreender a importância das “nominatas”, isto é, a lista dos candidatos a Câmara. Porém elas são fundamentais para a eleição do prefeito, porque os candidatos se transformam em “cabos eleitorais” e os eleitos estarão na base de apoio que o prefeito vai precisar na Câmara se quiser governar. Portanto, o voto para vereador é importantíssimo e pode definir os rumos de uma administração.

A Reunião

O professor Rafael Peçanha (Federação PSOL/REDE) reuniu-se na noite de ontem com seu grupo de candidatos a Câmara. Segundo fontes do PSOL e da REDE o encontro serviu para alinhavar o discurso e as ações políticas da “pré-campanha”, esclarecendo dúvidas dos candidatos e estabelecendo discursos, que identifiquem a Federação como o principal foco de oposição e alternativa de poder.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *