Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Luiz Antônio Nogueira da Guia.

12 Lições contra o Neofascismo

Noite bastante agradável o lançamento do livro “12 lições contra o Neofascismo”, na Sophia Editora, Rua Major Bellegard, centro de Cabo Frio. O autor, professor Paulo Cotias fez palestra, seguido de debate, sobre essa questão tão presente do crescimento do neofascismo em nosso país. A coordenação coube ao editor Rodrigo Cabral. Este foi o primeiro de uma série de debates sobre o tema, que o autor se propõe a fazer.

O Candidato

O professor Rafael Peçanha, candidato a prefeito pela Federação PSOL/REDE, esteve no lançamento do livro do professor Paulo Cotias “12 lições contra o Neofascismo”, mas permaneceu em silêncio quando do debate, que envolveu todos os participantes. O editor do Blog, presente ao evento, confirmou a notória fama de pão duro do candidato: ele não “se coçou” para comprar o livro.

O Assessor

Circulando com um charmoso chapéu “a lá Paulo Massa” o assessor especial da prefeita Magdala Furtado (PV), Juninho Nogueira é membro da executiva do PSB na cidade. Como assessor, circula animadíssimo por todo o centro de Cabo Frio. Juninho é militante da causa ambiental e também da preservação do patrimônio histórico e cultural do município. A tempo: não é candidato a vereador.

Busca de apoios

A busca determinada por apoios a sua candidatura a prefeito de Cabo Frio tem sido o traço marcante da campanha de Serginho Azevedo (PL), que também tem agenda atribulada como líder do governo, na Assembleia Legislativa (ALERJ). Não tem dia em que Serginho Azevedo não apareça conquistando mais um eleitor ou mesmo “cabo eleitoral”, além de ter cerca de 11 legendas partidárias apoiando seu nome.

O Discurso

Serginho Azevedo (PL) tem buscado manter seu discurso sempre voltado para as questões municipais, isto é, os pontos que incomodam a população, entre eles a falta de iniciativa administrativa do governo. A contínua degradação da cidade, que se aproxima da Zona Metropolitana da capital e a promessa de ações no sentido de recuperar o protagonismo do poder público tem tido cada vez mais espaço nos pronunciamentos do deputado.

O Cinturão

O candidato do PL tem criado em torno de sua candidatura um cinturão de proteção, que funciona com conselheiros, que em sua maioria são altamente experientes na vida pública municipal, nomes que o candidato procura preservar ao máximo. Além disso, Serginho Azevedo se cerca de parentes e amigos muito próximos, que conhecem o município e são bastante integrados a sociedade cabofriense.

Aguardando a decisão

O fato de ainda aguardar a decisão da justiça eleitoral em relação a sua candidatura não tem inibido o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) na busca de apoios para a coligação do seu MDB com o PDT, liderado pelo ex-deputado Janio Mendes. A opção do grupo caso Marquinho seja definitivamente inviabilizado é mesmo o nome da esposa do ex-prefeito, Kamilla Mendes. Será que consegue transferir os apoios e os votos?

O PDT

O grupo do PDT, liderado pelo ex-deputado Janio Mendes ainda não se pronunciou, ao menos publicamente, a respeito do vice, na possível chapa liderada por Kamilla Mendes (MDB). Os pedetistas acreditam que podem fazer dois vereadores em 6 de outubro e formarem uma forte bancada de oposição caso não consigam vencer as eleições majoritárias.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *