Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Luiz Antônio Nogueira da Guia (*)

O Evento PSOL/REDE

A filiação e lançamento da candidatura a prefeito do professor Rafael Peçanha pelo PSOL acontece na noite de 5 de abril, sexta-feira, na Rua 25 de Dezembro, no bairro de São Cristóvão. O evento vai contar com as presenças da ex-senadora Heloisa Helena (Rede Sustentabilidade) e o deputado Flávio Serafini, do PSOL.

Leitão voltou ao PSOL

Candidato a prefeito, por três vezes, pelo PSOL. ex-presidente do partido, ex-secretário de educação, além de colunista do Blog do Totonho, Cláudio Leitão voltou a militância partidária. O economista se refiliou ao PSOL e se declarou pré-candidato a Câmara Municipal, ou seja, quer sentar naquelas magníficas e confortáveis poltronas do Plenário Oswaldo Rodrigues.

Sem papo!

Outrora bastante populares e requisitados por outros políticos de diferentes níveis, os Irmãos Brazão (Chiquinho e Domingos) hoje, após irem parar na cadeia como suspeitos do assassinato de Mariele Franco, assustam os eleitores. Por isso mesmo, muitos políticos cabofrienses e da Região dos Lagos querem distância da Família Brazão e renegam qualquer proximidade que imagens possam sugerir.

“Guerra Fria”?

Está difícil, para dizer o mínimo a montagem das nominatas para 6 de outubro, da estrutura político/eleitoral da prefeitura de Cabo Frio. Os vereadores Atila Motta e Leo Mendes estão encontrando dificuldades para se filiarem ao esquema acertado pelo grupo da prefeita. Com a cabeça ainda na “Guerra Fria”, não aceitam o PT e principalmente o PC do B (Partido Comunista do Brasil), em função de uma presumida rejeição dos eleitores. O problema é encontrar alternativa política e ideológica para eles.

Sem acolhimento

Segundo alguns observadores políticos ambos tentaram a filiação no PV, nas mãos do vereador “manda chuva” Roberto de Jesus, mas não encontraram acolhimento, digamos assim. O mesmo para a pretensão de filiação ao PSB onde um dos líderes é o ex-vereador Emanoel Fernandes. O impasse está formado. Quem vai desfazer o “nó de marinheiro”? A prefeita parece ter lavado as mãos.

Quem manda?

O problema para eles é que no grupo da prefeita ninguém tem autoridade para desfazer qualquer nó seja de marinheiro ou outro qualquer. A prefeita não tem experiência e muito menos autoridade política para resolver questões que podem contribuir para sua derrota eleitoral, em 6 de outubro. Quem manda politicamente na prefeitura de Cabo Frio? Muita gente diz que é o vereador Roberto de Jesus, que voltou para a Câmara, mas deixou sua esposa na secretaria de governo.

Fim frágil e melancólico

O final de governo de Magdala promete ser tão frágil e melancólico quanto o do prefeito Adriano Moreno, que se candidatou a reeleição e teve votação semelhante a de vereador: também um político inexperiente, pouco afeito as políticas públicas inerentes ao mandato. Após o fim do seu mandato tampão Magdala pode vir a ser candidata ou mesmo voltar ao ostracismo do qual foi retirada pelas mãos do falecido prefeito José Bonifácio (PDT)

Abandonando o barco?

Algumas pessoas do meio político acreditam que caso não encontrem filiação nas nominatas da prefeita, Átila Motta e Léo Mendes, desfalcariam ainda mais a base governamental na Câmara. Os dois vereadores seriam recebidos de braços abertos pelo grupo do deputado Serginho Azevedo (PL), que tem cerca de 13 partidos e com fortes relações com o governador Cláudio Castro (PL).

André continua firme?

Alguns membros da direção executiva do PSB rejeitam a ideia de que o ex-vereador Emanoel Fernandes tem o controle sobre a formação da nominata do partido para a eleição de 6 de outubro. Segundo essas fontes o secretário adjunto de ciência e tecnologia, André Carvalho, presidente da legenda e candidato a vereador, continua firme na coordenação política dos socialistas e que o partido tem tudo para eleger três vereadores na nova Câmara Municipal.

(*) Foto de muitos séculos atrás, talvez A.C.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *