Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Luiz Antônio Nogueira da Guia.

Lançamento de Rafael

O lançamento da candidatura do professor Rafael Peçanha pela Federação PSOL/REDE deve acontecer no final da tarde da sexta-feira, 5 de abril, na casa de festas da Rua 25 de Dezembro, no bairro de São Cristóvão. O lançamento deve deixar o PT/Cabo Frio e a Federação Brasil da Esperança em situação absolutamente desconfortável. Afinal, entregar o PT, o PC do B e o PV em mãos da prefeita Magdala Furtado (recém filiada ao PV) contraria toda a história do partido.

Articulando a campanha

O ex-deputado Janio Mendes (PDT) continua articulando a formação de uma “nominata” (listagem de candidatos a Câmara) capaz de fortalecer a candidatura de Kamilla Mendes, esposa de Marquinho Mendes, a prefeita de Cabo Frio pelo MDB. Ao mesmo tempo Janio busca preparar o PDT para eleger no mínimo dois vereadores, consolidando a posição do partido dentro do universo político do município, após o falecimento do prefeito José Bonifácio (PDT).

O novo governo

O falecimento do prefeito José Bonifácio e a ascensão do grupo político de Magdala Furtado (agora no PV) representou um duro golpe para o bloco progressista, que ocupava parte da administração municipal. O grupo que subiu ao poder, que hostilizava a administração pedetista, fez demissões massivas e passou a desenvolver políticas típicas do populismo conservador. No governo ficaram apenas algumas figuras decorativas, que foram obrigadas a se adaptar a esse novo estilo, “pop conservador”, digamos assim.

O Sonho

O sonho do grupo político que substituiu José Bonifácio era lançar a campanha pela reeleição através do PL, após ter passado pelo Podemos. Acontece que o terreno estava ocupado pelo deputado Serginho Azevedo, com uma relação muito sólida com o governador Cláudio Castro (PL). Inclusive o deputado é o líder do governo Cláudio Castro, na Assembleia Legislativa (ALERJ), o que lhe dá grande influência dentro da estrutura política do Estado.

A Realidade

A partir daí a prefeita e seu grupo passou a buscar uma alternativa, que lhe desse bem mais tempo no horário eleitoral gratuito e lugar para acomodar sua “nominata” conservadora, na medida em que o PSB tem um tempo de TV muito pequeno. Conseguiu justamente onde ninguém imaginava, no PV, com o apoio de caciques políticos do PT, minando assim a candidatura progressista de Rafael Peçanha pela Federação Brasil da Esperança.

O que vai acontecer com o PT?

Grande parte da militância petista deve abandonar o partido em Cabo Frio e um número expressivo de pessoas das chamadas camadas médias urbanas deve rejeitar o grupo de Magdala usando siglas partidárias históricas como o PT e o PC do B. Uma pergunta ainda sem resposta: o que vai acontecer com o PT de Cabo Frio e Região dos Lagos após 6 de outubro? O PT tinha pouco e após outubro certamente terá muito menos.

Serginho e os outros

O candidato do PL, deputado Serginho Azevedo tem voado em “céu de brigadeiro” e vai enfrentar em 6 de outubro Kamilla Mendes, Rafael Peçanha e o mandato tampão de Magdala Furtado. Até aqui, trás na mochila, alguns ganhos importantes para o município como os cursos da UERJ (Medicina, Biomedicina e Geografia), promessa muito antiga na política cabofriense, finalmente cumprida, a FAETEC e assim por diante, liderando o “bloco conservador”.

Os Conservadores

Não é um passeio, ao contrário, porque o “bloco conservador” tem também a figura de Magdala Furtado e boa parte do grupo de Kamilla/Marquinho Mendes. Como vemos, os conservadores em Cabo Frio são muitos e Serginho Azevedo, como o principal líder de um dos blocos conservadores terá que bate-los em 6 de outubro, se quiser ser prefeito da cidade. Tem muita água para passar embaixo da Ponte Feliciano Sodré.

Exposição “Wilson TITO Mendes” foi contemplada pelo edital Circulação Cultural, na categoria Obra Acadêmica e estará acontecendo no município de São Pedro D’Aldeia.

A Exposição apresenta a trajetória política de um cidadão comprometido com a democracia, que sofreu as consequências arbitrárias da Ditadura Militar, como prisões durante o Golpe e cassação de direitos políticos.

A proposta da mesma é fazer uma releitura desse episódio trágico do país, integrando a história regional, através da biografia política de Wilson Mendes, trazendo para a retomada da memória, a forma como Mendes e tantos outros foram repelidos de sua cidadania naquele contexto, tendo por objetivo suscitar na sociedade essa consciência histórica, bem como alertá-la para que não seja novamente ameaçada pelas ideologias autoritárias.

Ditadura nunca mais!

Junia Rocha, pesquisadora e curadora da Exposição, é formada em Letras e História, Pós-Graduada em Leitura e Produção de Textos pela UFF e professora aposentada da Rede Estadual.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *