Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

O jogo eleitoral

2024 ainda não começou, mas o processo político-eleitoral está em andamento em todos os partidos, mesmo aqueles cuja participação é secundária dentro do quadro eleitoral. A prefeita Magdala Furtado vive momento de crise cujo epicentro é a reforma administrativa, busca saída com o legislativo ao mesmo tempo em que procura se viabilizar eleitoralmente. Não se sabe ainda qual será a saída.

O projeto de Magdala – 1

Desde o momento que assumiu a prefeita Magdala Furtado rompeu com a estrutura política deixada pelo falecido prefeito José Bonifácio e começou a montar o seu projeto de reeleição. Desde então criou uma máquina de propaganda pessoal, através de sua comunicação social, que também remodelou mais de uma vez, causando estranheza dentro do próprio grupo de mídia, que apoiou a sua ascensão ao “trono”. Uma coisa é certa, a prefeita quer se fazer conhecida no 1º Distrito.

O projeto de Magdala – 2

Por fim, a prefeita Magdala Furtado (sem partido) rompeu também com o líder do governo Cláudio Castro (PL), na Assembleia Legislativa (ALERJ), o deputado Serginho (PL), arco político para o qual migrou quando rompeu com José Bonifácio. No momento, a prefeita busca o apoio do MDB, isto é, do ex-prefeito Marquinho Mendes, que acaba de sofrer uma dura derrota no legislativo municipal, com a reprovação de suas contas oriundas do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Os novos passos de Marquinho Mendes

Os próximos passos dos candidatos a prefeito de Cabo Frio serão observados por todos, que estão direta e indiretamente ligados ao processo eleitoral do município. Apesar das contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pela Câmara Municipal, o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) garante que é candidato. Parece que a história da última eleição pode vir a se repetir como farsa, conforme disse aquele filósofo alemão do século XIX.

O PT de Rafael

O PT garante que em 2024 vai investir na campanha, em Cabo Frio. É uma tarefa complicada, porque durante todos esses anos o partido só conseguiu eleger um vereador, o professor Alfredo Barreto. A nova liderança é do professor e ex-vereador Rafael Peçanha, que tem trabalhado incessantemente para ampliar as bases e tem se revelado muito hábil no estabelecimento de novas alianças. A tendência é a formação de uma frente com o PT, o PV, o PC do B e possivelmente o PDT, cujo presidente é Janio Mendes.

Da ALERJ a UERJ

De todas as candidaturas a mais consolidada é a do deputado Serginho (PL), em sua segunda tentativa de ser eleito prefeito de Cabo Frio. Serginho foi reeleito deputado com mais de 100 mil votos e é o líder do governo de Cláudio Castro (PL), na Assembleia Legislativa (ALERJ). Além do apoio do governo do estado o deputado tem como trunfo a criação do campus da UERJ, com três cursos: Medicina, Ciências Ambientais e Geografia e grande perspectiva de ampliação.

“Abanheém” & “Tamoyo”

O Blog recebeu dois livros bastante interessantes:”Abanheém: mais de cinco séculos de Cabo Frio vividos e narrados por este estranho personagem”, do médico Carlos Victor da Rocha Mendes, lançado no Charitas e “Tamoyo – Uma História! Fruto do ideal de um grupo de jovens”, de José A. Gonçalves, em noite de autógrafos no tradicional Tamoyo Esporte Clube. Vale a pena dar aquela conferida.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *