Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Luiz Antônio Nogueira da Guia.

A Homenagem

A Câmara Municipal de Cabo Frio, homenageou o coletivo Flores Literárias através de Moção de Aplausos, iniciativa do vereador Thiago Vasconcelos. O coletivo surgiu por iniciativa das escritoras Andréa Rezende e Jaqueline Brum, em 2016, com a realização da 1ª Festa Literária Cabofriense. Nos últimos anos o coletivo tem contribuído intensamente para o desenvolvimento do movimento literário no município.

Espaço de debates

Construída com muito esforço e inteligência a Sophia Editora está formando um espaço de debate de literatura, política, filosofia e qualquer outro tema que atraia a atenção dos leitores. A editora, localizada na Rua Major Bellegard, no centro de Cabo Frio, além de publicar muita produção local e regional promove encontros dos autores com seus leitores e admiradores. Na noite de ontem, terça-feira, o autor da vez foi o professor Paulo Cotias, que acabou de lançar “12 lições contra o neofascismo“.

Controle político

Não há dúvida que o vereador Roberto de Jesus (PRTB) é a principal figura política do governo municipal, além de ser o líder da base no legislativo, deixou sua esposa na secretaria de governo, mantendo o controle das relações do executivo com a Câmara. Esse controle quase que absoluto tem provocado vários atritos com outros vereadores da base que também pretendem a reeleição.

Questão de nível

Acostumados com debates políticos muitas vezes ácidos, algumas fontes da política cabofriense revelam, com o merecido cuidado, que poucas vezes em toda a vivência política presenciaram cenas tão complicadas, digamos assim, como as reuniões do secretariado do atual governo municipal. A cada dia entra um secretário diferente, o que anula qualquer continuidade de política pública.

Dificuldades

Tudo leva a crer que a prefeita vai ter muita dificuldade para ter “nominatas” capazes de enfrentar as oposições. Segundo alguns analistas, se conseguir eleger dois vereadores para a próxima legislatura pode “levantar a mão para o céu”. Como o número de possíveis eleitos deve ser pequeno os conflitos internos tendem a se acirrar, cada candidato buscando sua própria salvação.

Milagre?

Na medida em que a campanha eleitoral avançar deve ser bastante difícil para um governo desgastado como o de Magdala manter sua base sólida e coerente, apoiando a reeleição da prefeita. Afinal, todos os movimentos políticos levam a crer que só um milagre vai dar a prefeita mais um mandato. Alguns mais radicais acreditam que a atual administração vai repetir a performance eleitoral do então prefeito Adriano Moreno quando buscou a reeleição.

A articulação política

Tradicionalmente a Câmara sempre foi o local para grandes articulações políticas. O Legislativo, entretanto, vem perdendo esse espaço, na medida em que cada vez mais tem se subordinado nas relações com a Prefeitura. Seria muito interessante que para a próxima legislatura a eleição premiasse aqueles que fazem da política uma discussão ampla das diretrizes e políticas municipais e não apenas uma troca de favores e interesses imediatos.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *