Categorias
Artigo

RELAÇÃO EXECUTIVO X CÂMARA DOS VEREADORES EM CABO FRIO

Cláudio Leitão

Uma das características mais evidentes observadas em Cabo Frio nos últimos 40 anos é um aumento considerável da falta de independência dos vereadores em relação ao prefeito. Nesta legislatura atual não há exceções. Os que foram contra José Bonifácio agora apoiam Magdala e vice versa. O que define esta mudança são interesses pessoais escusos e não os interesses coletivos da população.

A população percebe isso, mas falta compreender melhor este fato, reagir, mudar, renovar os quadros e impedir esta subordinação, e em alguns casos chantagens políticas. Alguns vereadores sem noção, inclusive, chegam a dizer que a Câmara é o “segundo poder”. Nada mais absurdo e ultrajante. Os dois poderes estão na mesma esfera de importância, apenas, evidentemente, tem atribuições, funções e prerrogativas diferentes.

O processo de renovação da Câmara exige vereadores independentes, sem “rabo preso” com prefeito nenhum, inclusive se o mesmo for do seu partido. Eles são eleitos pela população para a representar e não para a substituir, e por uma questão de dever republicano, devem sempre estar ao lado dos interesses populares e coletivos.

É importante também o postulante conhecer o que representa o orçamento público e entender a sua execução para poder fazer a correta fiscalização do dinheiro público. Não ficar “rodiando”, ir direto ao ponto e a partir daí verificar se é compatível com as políticas públicas prometidas e estabelecidas. O processo de fiscalização se dará de forma muita mais rápida e efetiva. Escolher assessores para o gabinete que tenham conhecimento e expertise na esfera pública também faz parte deste processo. Hoje, eles nomeiam apenas “cabos eleitorais” sem preparo e que muitas vezes não trabalham e fazem “rachadinha”, devolvendo ao vereador parte do salário. Isso já é de conhecimento público na cidade.

Tive a oportunidade de conhecer esta questão a fundo durante o período que integrei a máquina pública, na minha curta gestão como secretário de educação. Por isso fiz as denúncias sobre desvios de recursos para a educação que seguem sendo apuradas pelo MP-GAEDUC-RJ, apesar das negativas mentirosas do prefeito Adriano Moreno. Infelizmente, como é de praxe, o processo caminha a “passos de tartaruga” na justiça.

Este e outros são motivos que me motivam a dar sequência na minha pré-candidatura a vereador. Estarei ao lado do pré-candidato a prefeito Rafael Peçanha neste enfrentamento face a estas forças conservadoras e reacionárias.

Eu sou o Claudio Leitão, economista, professor de história, mas acima de tudo um cidadão que sempre esteve na luta e quer perseguir o sonho de ajudar a construir um novo momento para a nossa cidade. É possível. Precisamos acreditar e agir com coragem, ousadia e responsabilidade em 06 de outubro deste ano.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *