Tratamento paisagístico – Finalmente, a Praça Tiradentes, em frente da prefeitura de Cabo Frio, está sendo repaginada, ganhando novo visual. Até então, a praça contrastava com a Avenida Nossa Senhora da Assumpção, que vem recebendo tratamento paisagístico especial. A Praça Porto Rocha também melhorou muito.
Questão de base – Apesar de não fazerem parte da base do governo na Câmara, alguns vereadores circulam com bastante naturalidade pelos corredores da prefeitura e travam diálogo democrático com o executivo. Outros, fazem parte da bancada governista, mas votam contra, mesmo em ocasiões importantes. Esses também parecem bem alegres.
O que muda? – Sempre atenta, a Folha dos Lagos publicou que outros vereadores da Câmara Municipal de Cabo Frio podem vir a perder o mandato. Caso a possibilidade se confirme, em prazo curto, a Casa estará amplamente renovada. A pergunta é: qual a consequência para as relações com o executivo?
Próxima eleição – As mudanças nas bancadas da Câmara podem vir a influenciar também as negociações políticas para as próximas eleições. Certamente, aqueles que perderem os mandatos terão mais dificuldades para a nova corrida eleitoral, em 2024, exceto se tiverem redutos políticos muito sólidos. Embora não pareça, a próxima eleição está na cabeça de todos os atuais vereadores.
Saudade – Antônio Ângelo Trindade Marques foi dos mais importantes ambientalistas da Região dos Lagos, dedicou sua vida a proteção do meio ambiente e amava especialmente a Ilha do Japonês, seu xodó. Hoje, dá nome ao Horto Municipal, que está muito bem cuidado. O querido “Galã” ficaria muito feliz.
Negociação difícil – Mesmo os mais ferrenhos cabos eleitorais do ex-prefeito Alair Corrêa acreditam que dificilmente ele terá condições de reunir apoiadores em número e recursos capazes de enfrentar Marquinho Mendes, Dr. Serginho e uma novidade política como Rafael Peçanha. O anúncio da candidatura alairzista serviria como instrumento capaz de melhorar as condições de negociação política no próximo cenário eleitoral.
Artigo – No artigo de hoje, aqui no Blog, o ex-vereador Manoel Justino faz uma bela defesa do mandato e legado do prefeito José Bonifácio. Manoel Justino é poeta, ativista na luta contra o racismo e membro do Movimento Negro Unificado.
Pode ter volta? – Em sua aparição na mídia o ex-prefeito Adriano Moreno deixou a leve impressão que a “mosca azul” da política não o abandonou por completo: será que está zunindo em seu ouvido? Apesar de inúmeras queixas e reclamações estaria o ex-prefeito com o pé em alguma nominata para retornar a Câmara de Vereadores?
Quem abre mão? – Há quem defenda a sublimação de todas as diferenças no campo da direita conservadora, sociais democratas, liberais e socialistas para enfrentar e ganhar da extrema-direita nas eleições municipais de 2024, em Cabo Frio. Quais as lideranças capazes de abrir mão de supostos ganhos eleitorais? Quem encabeçaria coligação tão ampla?