Categorias
Pequenas Doses

Quem abre mão?

Tratamento paisagístico – Finalmente, a Praça Tiradentes, em frente da prefeitura de Cabo Frio, está sendo repaginada, ganhando novo visual. Até então, a praça contrastava com a Avenida Nossa Senhora da Assumpção, que vem recebendo tratamento paisagístico especial. A Praça Porto Rocha também melhorou muito.

Questão de base – Apesar de não fazerem parte da base do governo na Câmara, alguns vereadores circulam com bastante naturalidade pelos corredores da prefeitura e travam diálogo democrático com o executivo. Outros, fazem parte da bancada governista, mas votam contra, mesmo em ocasiões importantes. Esses também parecem bem alegres.

O que muda? – Sempre atenta, a Folha dos Lagos publicou que outros vereadores da Câmara Municipal de Cabo Frio podem vir a perder o mandato. Caso a possibilidade se confirme, em prazo curto, a Casa estará amplamente renovada. A pergunta é: qual a consequência para as relações com o executivo?

Próxima eleição – As mudanças nas bancadas da Câmara podem vir a influenciar também as negociações políticas para as próximas eleições. Certamente, aqueles que perderem os mandatos terão mais dificuldades para a nova corrida eleitoral, em 2024, exceto se tiverem redutos políticos muito sólidos. Embora não pareça, a próxima eleição está na cabeça de todos os atuais vereadores.

Saudade – Antônio Ângelo Trindade Marques foi dos mais importantes ambientalistas da Região dos Lagos, dedicou sua vida a proteção do meio ambiente e amava especialmente a Ilha do Japonês, seu xodó. Hoje, dá nome ao Horto Municipal, que está muito bem cuidado. O querido “Galã” ficaria muito feliz.

Negociação difícil – Mesmo os mais ferrenhos cabos eleitorais do ex-prefeito Alair Corrêa acreditam que dificilmente ele terá condições de reunir apoiadores em número e recursos capazes de enfrentar Marquinho Mendes, Dr. Serginho e uma novidade política como Rafael Peçanha. O anúncio da candidatura alairzista serviria como instrumento capaz de melhorar as condições de negociação política no próximo cenário eleitoral.

Artigo – No artigo de hoje, aqui no Blog, o ex-vereador Manoel Justino faz uma bela defesa do mandato e legado do prefeito José Bonifácio. Manoel Justino é poeta, ativista na luta contra o racismo e membro do Movimento Negro Unificado.

Pode ter volta? – Em sua aparição na mídia o ex-prefeito Adriano Moreno deixou a leve impressão que a “mosca azul” da política não o abandonou por completo: será que está zunindo em seu ouvido? Apesar de inúmeras queixas e reclamações estaria o ex-prefeito com o pé em alguma nominata para retornar a Câmara de Vereadores?

Quem abre mão? – Há quem defenda a sublimação de todas as diferenças no campo da direita conservadora, sociais democratas, liberais e socialistas para enfrentar e ganhar da extrema-direita nas eleições municipais de 2024, em Cabo Frio. Quais as lideranças capazes de abrir mão de supostos ganhos eleitorais? Quem encabeçaria coligação tão ampla?

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *