Octávio Perelló (*)
MARQUINHO MENDES NA DISPUTA
O ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) não desistiu de ser o cabeça de chapa de uma aliança que possa embolar o jogo eleitoral em Cabo Frio. Mas, gato escaldado, sabe que não pode dar artilharia aos adversários. Marquinho que já enfrentou disputas eleitorais judicializadas, busca obter o registro de candidatura, mas ainda guarda segredo das estratégias jurídicas a que recorre para se legitimar candidato. Diante do otimismo do ex-prefeito a coluna fica imaginando, caso se confirme a candidatura, quem daqueles que pularam para outros barcos irão pular de volta para o barco de Marquinho. Afinal, ele ainda tem votos e fortes aliados, ou seja, o seu nome persiste na boca do povo e sua entrada na disputa pode mudar bastante o quadro eleitoral.
DISCURSO AFIADO
Na semana passada em Cabo Frio uma inauguração do governo municipal chamou a atenção de observadores atentos. Não pela obra em si, que consistiu em alguns reparos e pinturas numa praça no Jardim Olinda, mas pela chegada da prefeita Magdala Furtado (PV) cumprimentando a todos e discursando com desenvoltura. A começar por ter percebido o espanto de parte do público presente diante de uma obra tão simplória e ter tratado isso com franqueza, explicando que a intervenção era resultado de uma emenda impositiva do vereador Leo Mendes (MDB), e foi realizada em caráter de urgência para atender apelos de moradores, portanto sem um projeto de reforma mais abrangente. Num momento em que o governo não está mostrando força eleitoral, a prefeita empunhou discurso afiado de quem segue jogando.
RODA CULTURAL DA ESPERANÇA
Hoje, dia 29/04, a partir das 20h, a Roda Cultural da Esperança retorna à Praça do Jardim Esperança levando literatura e conhecinento às crianças, adolescentes e adultos do bairro. O projeto consiste em doação e troca de livros, e ocorre quinzenalmente há dois anos. A produção é do incansável Marlon Barbosa. Aliás, o projeto dispõe de campanha permanente de doação de livros e quem quiser colaborar é só levar no local durante o evento ou entrar em contato em outro horário com o produtor, pelo Direct do Instagram, que ele se dispõe a recolher as doações. A causa é das mais louváveis e ajudá-la é apontar novos horizontes para o público-leitor do Grande Jardim Esperança.
GINÁSIO POLIESPORTIVO
Recentemente o ex-vereador Alfredo Gonçalves, que foi secretário de Esportes no último governo do ex-prefeito Alair Corrêa, postou um vídeo em suas redes sociais em que denuncia o estado de abandono do Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto. O ex-vereador tem razão, mas a postagem teve uma resposta proativa e amistosa de Alan Silva, secretário das Relações Institucionais e Captação de Recursos, que como cria da comunidade do Itajuru também conhece bem o problema. Alan concordou com a lamentável situação por abandono e falta de investimentos ao longo dos últimos anos e garantiu que estão previstos R$4,5 milhões para a reforma do Ginásio e que o edital de licitação seria publicado ainda em abril.
MANOEL JUSTINO
O ex-vereador e ex-superintendente de Promoção à Igualdade Racial de Cabo Frio, Manoel Justino (PDT), que além de militante político atuante é poeta e ativista do movimento negro, também está na lista dos veteranos que almejam retomar um mandato na Câmara Municioal. Quando vereador, Justino exerceu papel fundamental na criação da Secretaria Municipal de Cultura, através de projeto de lei que criou estrutura e dotação orçamentária para a criação da pasta, oriunda da Secretaria Municipal de Educação. O que os anais da Câmara não devem registrar com todas as letras é o período em que no exercício do mandato o ex-vereador, buscando o fortalecimento do Poder Legislativo perante o Executivo, fez uma articulação e criou o Grupo dos Sete, deixando o ex-prefeito Alair Corrêa sem maioria na Câmara por um período significativo, o suficiente para azedar a relação entre ambos à época.
- Jornalista / Produtor de Conteúdo.