Luiz Antônio Nogueira da Guia*
Em Campanha
O professor Rafael Peçanha (PT) está bastante confiante na vitória, no seu enfrentamento com a prefeita Magdala Furtado (PV), pela candidatura da Federação Brasil da Esperança a prefeito de Cabo Frio. No sábado, Rafael Peçanha caminhou pela feira do 2º Distrito de Tamoios e na noite de hoje, segunda, 11, faz reunião com candidatos a Câmara para a formação da nominata da Federação.
A disputa continua
Há quem acredite que a força do PT dentro da Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV) obrigue a prefeita Magdala Furtado a recuar e optar por outro caminho político, o PSB. A prefeita, sem tradição no campo progressista, foi filiada ao PV pelo presidente nacional do partido José Luiz Penna e bate de frente com o candidato do PT, Rafael Peçanha.
Qual a legenda?
O PSB é a única legenda do campo progressista, que firmou seu apoio a Magdala desde a sua posse, após o falecimento do prefeito José Bonifácio, do PDT. A prefeita passou pelo Podemos, PL, namorou o Republicanos, mas conseguiu abrigo no PV. A pergunta, ainda sem resposta, é por qual legenda a prefeita tentará a reeleição? Tem muita água para rolar?
É uma alternativa?
Nos cafés e botecos de Cabo Frio também se fala na possibilidade do ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) se juntar a Magdala Furtado (PV) e lançar sua esposa Kamilla como vice da Prefeita. Lembrando, que Marquinho Mendes tem vários amigos ocupando secretarias e cargos relevantes no atual governo. Caso essa hipótese venha a se concretizar, como ficaria o grupo de Janio Mendes (PDT) aliado a Marquinho Mendes? É muita complicação.
Surfando no sucesso
O candidato do PL, a prefeito de Cabo Frio, o deputado Serginho Azevedo, aproveitou o fim de semana para surfar no sucesso do evento realizado com as mulheres, no auditório do Hotel Paradiso. O evento, coordenado pela esposa do candidato, Aline Azevedo, esperava 300, mas o número foi amplamente superado e superlotou o auditório do hotel chegando a cerca de 1 mil mulheres.
Qualidade de vida
O candidato tem centrado o seu discurso na melhoria da qualidade de vida da população, que vem sofrendo com a precariedade dos serviços públicos do governo da prefeita Magdala Furtado (PV). Serginho Azevedo (PL), é líder na Assembleia Legislativa (ALERJ) do governo de Cláudio Castro (PL) e tem utilizado sua influência política para atacar a degradação ambiental e suas consequências sociais, especialmente na área da Praia do Siqueira.
Pesos pesados
A Câmara de Vereadores pode sofrer renovação maior que a esperada por muitos analistas políticos da cidade. Afinal, estão concorrendo pesos pesados da política cabofriense: Alfredo Gonçalves, Carlos Victor Mendes (Vivique), Emanoel Fernandes, Janio Mendes, Luis Geraldo e Milton Alencar Júnior. Com exceção de Milton e Vivique todos os outros tiveram o gostinho de sentar nas macias poltronas do Plenário Oswaldo Rodrigues.
Roda de Conversa Mulheres na Política
Entre 16h e 18h o PSOL realizou no Domingo a “Roda de Conversa Mulheres na Política”. O encontro aconteceu no Teatro Quintal, no Parque Burle. O partido está em Federação com a REDE e anunciou que no processo eleitoral de 2024 está focado na eleição proporcional, ou seja, voltado para eleger representantes para a Câmara de Vereadores.
Janio e a Fazenda Campos Novos
Janio Mendes (PDT) publicou na rede social visita ao prédio principal da Fazenda Campos Novos, que está sendo restaurado através de convênio com a UENF e verbas alocadas pela ALERJ. O acordo foi firmado durante o governo de José Bonifácio (PDT), trabalho no qual o ex-deputado Janio Mendes teve grande participação.
- Luiz Antônio é Professor de História.