Octávio Perelló
CABO FRIO NO MAPA DO PT
Diz-se por aí que o PT nacional teria incluído Cabo Frio (RJ) em seu projeto de poder, e que a prefeita Magdala Furtado (sem partido), seria a escolhida para ser apoiada e disputar a Prefeitura por um dos partidos da federação.
PV NA CABEÇA?
Tudo indica que nessa articulação a atual prefeita, no cargo desde o falecimento do prefeito José Bonifácio (PDT) em julho de 2023, seria cabeça de chapa pelo PV e o PT indicaria o ou a vice. Na coligação estaria ainda o PSB.
IMBLÓGLIO NO PT MUNICIPAL
Se confirmado o apoio à prefeita, o mal-estar estaria instaurado, uma vez que Rafael Peçanha, que vem se colocando na disputa, é o pré-candidato indicado pelo diretório municipal do PT.
RETORNO AO LAR
E como o imbróglio se resolveria? Observadores da política local apontam a possibilidade de Rafael aproveitar a janela partidária e retornar ao PDT, onde esteve desde a juventude.
DOBRADINHA MDB-PDT
Com isso os trabalhistas teriam a opção de candidatura própria, embora os mesmos observadores considerem a possibilidade de composição com Camila Mendes (MDB), anunciada pré-canditada à prefeita, pelas mãos de seu marido, o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB).
SACUDINDO A POEIRA
Aliás, o lançamento do nome de Camila Mendes promete movimentar muitas peças no xadrez político que pareciam indefinidas. Notadamente na questão da aproximação com o eleitorado feminino que se sente pouco ou nada representado, e tem um certo fastio das figuras já carimbadas da política.
ROTAS E DESTINOS
Por sua vez, Dr. Serginho (PL), segue buscando apoios para a mais longa candidatura a prefeito, que começou em 2020 e chega como favorita em 2024, embora a política seja suscetível aos ventos que chegam alterando rotas e destinos.
CAÇADOR DE CABEÇAS
Deputado estadual, líder de governo na Alerj e secretário de Ciência e Tecnologia durante esse tempo, Serginho, que alicerçou sua atuação política em bases conservadoras e até então desponta como herdeiro de espólios mais ligados ao ex-prefeito Alair Corrêa, parece ter se dado conta do fato da prefeita Magdala desdenhar agentes políticos ligados historicamente a José Bonifácio (não necessariamente ao PDT), e vem fazendo ainda tímidas mas significativas investidas.
A coluna Ponto de Vista assinada por Octávio Perelló estará toda segunda-feira no Blog.