Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Todo mundo quer

São Pedro da Aldeia, Búzios, Arraial do Cabo, Iguaba, Araruama e até mesmo Rio das Ostras são municípios da área de influência econômica e política de Cabo Frio, a verdadeira capital da Região dos Lagos. Junto com Campos e Petrópolis, Cabo Frio é uma das cidades mais importantes do interior fluminense. Não é por acaso que tantos queiram assumir a prefeitura.

O resto é poeira!

Todos os candidatos reclamam dos imensos problemas que os aguarda caso assumam a prefeitura de Cabo Frio. Mesmo assim, ninguém desiste, todos querem administrar a “baiúca”, sinal que os problemas, por maiores que sejam, são menores que a importância do município, que tem o maior eleitorado da Região dos Lagos e todo o político sabe o quanto isso é importante. O resto é poeira!

Será o PSB?

A prefeita de Cabo Frio, Magadala Furtado era filiada ao PODEMOS quando vice na chapa com José Bonifácio (PDT), derrotando Serginho, no PL. Posteriormente, Magdala mudou de “armas e bagagens” para o PL do governador Cláudio Castro. Como o PSB não saiu do governo há quem diga que é possível a prefeita aderir a legenda para tentar a reeleição.

O PSB

Afinal, o PSB tem dois subsecretários, planejamento, o arquiteto Sérgio Nogueira e o professor André Carvalho (turismo, esporte e lazer). André é presidente do partido, em Cabo Frio. Resta saber como administrar as relações políticas e ideológicas com o presidente nacional, o ex-deputado Alessandro Molon (PSB).

Base de apoio

O professor Rafael Peçanha tem trabalhado intensamente no sentido de conseguir apoios populares para a sua candidatura a prefeito. A ampliação da base de apoios é muito importante para o PT, em Cabo Frio, que quer se tornar viável sob o ponto de vista majoritário e ao mesmo tempo constituir uma nominata forte para a Câmara de Vereadores.

O PT de Maricá

O PT do município de Maricá é sem dúvida o emissor da vida política petista no interior do Estado do Rio. Direta e indiretamente muito do caminhar do PT está pendurado na prefeitura do município. É preciso, entretanto, que as divergências entre a nacional e a estadual dessa vez não atrapalhem o partido durante o processo eleitoral.

O movimento político

Estamos em outubro, ou seja, falta um ano para a data da eleição para a Câmara e a Prefeitura e vários candidatos vem se movimentando cada vez mais rapidamente: Magdala Furtado, Marquinho Mendes, Miguel Alencar, Rafael Peçanha e Serginho. Quem mais tem apanhado é o ex-prefeito Marquinhos Mendes, que fez, inclusive, uma declaração pública sobre os ataques que vem sofrendo.

Mudança de rota

Como a coluna “Pequenas Doses” havia notado, o deputado Serginho, vem mudando a rota de sua caminhada em direção a prefeitura de Cabo Frio. Antes, em 2020, centrada nas questões políticas e ideológicas, agora, voltada para realizações nas questões de ciência, tecnologia, educação e saúde.

Camadas médias e populares

O presidente da Câmara, Miguel Alencar (União Brasil) também tem se movimentado, conta com boa cobertura da mídia e tem apoiado projeto contemporâneos, que mesclam apoio das camadas médias urbanas e das camadas populares. O partido não ajuda muito, mas Miguel Alencar deve mudar.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *