Categorias
Pequenas Doses

NOVO BLOCO?

Efeito Tostines

O PT quer Magdala ou Magdala quer o PT? Igual a propaganda, que Tostines vende mais porque tá sempre fresquinho ou tá sempre fresquinho porque vende mais? A gozação vale também na política, ou seja, muito melhor a gozação que essa política do ódio e rancor, que tem dominado a política brasileira nos últimos tempos.

O Bloco Progressista

O movimento de busca da construção da unidade do pensamento progressista em Cabo Frio, segue se articulando. O movimento inclui a Rede, Psol, PDT, PT, PSB, PCdoB, UP e PV. A quarta reunião do chamado Bloco Progressista deve acontecer no próximo dia 20, na sede do PDT, em São Cristóvão. Cada partido é representado por até dois membros masculinos e uma mulher.

Cassação & Bancada

Ficou agendado para o dia 19 o julgamento em segunda instância do processo que trata da cassação da nominata do PL, por fraude a cota de mulheres. Confirmada a cassação, perderiam os mandatos os vereadores Josias da Suwell (PL) e Jean da Auto Escola (PL), assumindo como novos vereadores Felipe Fernandes (PDT) e Ralph Salvador (MDB).

Correlação de forças

Caso essa mudança realmente aconteça, o PDT passaria a contar com três vereadores: Davi, Oseas e Felipe. Apesar disso, a Câmara não perceberia nenhuma transformação substancial na correlação de forças políticas dentro do legislativo e na sua relação com o executivo.

Os efeitos da aproximação

A aproximação política entre o deputado Quaquá e o grupo representado pela prefeita Magdala Furtado causou incomodo e reservas no PT de Cabo Frio, que em sua Carta Aberta ressaltou a unidade interna do partido no município. Buscou também o apoio de outros expressivos parlamentares, que deram declarações em apoio a candidatura de Rafael Peçanha.

O “Ajuste”

O PT abriu ao menos uma janela a Magdala: “…a difícil tarefa em ajustar as contas públicas, que tem pela frente a atual prefeita.”, numa crítica indireta ao governo de José Bonifácio, que passou todo o seu período fazendo exatamente o tal ajuste, deixando os salários dos servidores em dia e pagos dentro do mês.

Qual a prioridade?

A criação das secretarias de mobilidade urbana está intrinsicamente ligada a busca pela melhoria da qualidade de vida no ambiente das cidades brasileiras, priorizando o pedestre, o ciclista, melhorando as condições ambientais. Qual será a política do novo governo nesse campo? Mantém essa linha ou volta a priorizar o transporte individual através do automóvel?

Ansiedade

Existe grande ansiedade no magistério em relação a nova equipe (ainda incompleta), liderada pela secretária Rejane Jorge. Os professores Elicéa da Silveira e Alessandro Teixeira tinham perfis bastante conhecidos por terem atuado em diferentes governos e ocasiões. Educação vai continuar a ser prioridade dentro do novo governo do PL? Como vai ser a relação da secretaria com o Sepe Lagos?

Domínio político

Dominar politicamente Cabo Frio significa estender sua influência por outros municípios como São Pedro da Aldeia, Búzios, Arraial do Cabo, Iguaba, Araruama e até mesmo Rio das Ostras. Representa o controle político sobre orçamentos públicos, obras de porte, empregos, investimentos e eleição de vereadores, deputados (estaduais e federais) além de beliscar prestígio no governo do estado e senado.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *