Categorias
Pequenas Doses

COMO SERÁ O AMANHÃ?

Mudanças partidárias

Os partidos cada vez mais se tornam uma grande ficção ideológica no universo político brasileiro. Dr. Aluízio, uma das mais importantes lideranças políticas de Macaé e ex-prefeito do município está de “armas e bagagens” de mudança para o PDT. Em Cabo Frio, as rodas de conversa da Praça Porto Rocha e adjacências dão como certa a transferência da prefeita Magdala Furtado para o Republicanos.

As nominatas

Na Câmara, na medida em que a eleição vai se aproximando, os vereadores vão orientando ou se acomodando em nominatas, que lhes favoreçam a reeleição, daí as mudanças partidárias tão presentes no processo eleitoral brasileiro. O presidente da Câmara, Miguel Alencar (União Brasil) pode muito bem, dentro de pouco tempo estar no PSD, de Eduardo Paes.

Na contra-mão!

É tendência em todas as cidades do planeta, que os centros urbanos sejam priorizados para os pedestres e ciclistas. Até então Cabo Frio vinha seguindo essa linha reconhecida, inclusive pelo Código Nacional do Trânsito. A nova administração, entretanto, que diz preservar o legado de José Bonifácio Novellino, toma decisão contrária e dá preferência ao automóvel.

Oposição

Considerado dos mais importantes estrategistas e estudiosos da conjuntura política de Cabo Frio, o ex-deputado Janio Mendes percebeu que alguém precisava construir o espaço democrático da oposição. Ex-deputado e secretário de saúde do governo José Bonifácio, Janio está reorganizando o PDT e para isso alugou nova sede no bairro de São Cristovão.

Dr. Serginho & Bernard

Tudo leva a crer que a candidatura do deputado Dr. Serginho a prefeitura de Cabo Frio acabou por engolir a de Mauro Bernard, que não conseguiu voltar a ALERJ. A possibilidade de Bernard ser vice de Dr. Serginho é difícil, porque ambos estão no mesmo espaço da direita hiper conservadora: seria o mesmo que “pão com pão”. Falta recheio nesse sanduiche.

Tem recheio?

Há quem diga que a prefeita Magdala Furtado tem se movimentado no campo político com muita rapidez. O seu objetivo seria viabilizar-se eleitoralmente, numa tentativa de reeleição, o que obviamente não interessa ao seu companheiro de partido, Dr. Serginho, ambos no PL. Caso o projeto fracasse há sempre a possibilidade de ser vice do próprio deputado. Tem recheio?

Como será o amanhã?

O futuro eleitoral da prefeita Magdala Furtado vai depender bastante, não só do governo que fizer, substituindo José Bonifácio, mas também da sua aceitação no 2° Distrito de Tamoios, sua origem política. Na eleição de 2020, quando se elegeu como vice de José Bonifácio, sua performance eleitoral resultou em um terceiro lugar para a chapa, atrás de Dr. Serginho e Marquinho Mendes.

Pluralidade

Até o momento a UP – Unidade Popular e o PSOL de Cabo Frio ainda não se posicionaram sobre o novo quadro político, que começa a se estruturar no município, com o fim do período de José Bonifácio e o começo do governo de Magdala Furtado. A sociedade espera ansiosa pelo posicionamento plural das diferentes lideranças da cidade.

Fernando & Aline

Estiveram no município esta semana o ex-secretário municipal de cultura de Cabo Frio, Fernando Chagas, mestre em políticas sociais e sua mulher Aline Cântia. Ambos são lideranças do Instituto Cultural e Editora Abrapalavra, de Belo Horizonte, de grande importância na cultura mineira e no país.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *