Luiz Antônio Nogueira da Guia.
O PSB 1
Considerado pelos analistas o partido mais fiel ao esquema político da prefeita Magdala Furtado, o PSB tem como presidente o ex-secretário adjunto de turismo, esporte e lazer, o professor André Carvalho, que também é candidato a vereador. Na coordenação do partido no 1º Distrito está o assessor especial de gabinete, o produtor cultural Juninho Nogueira, membro da executiva local dos socialistas.
O PSB 2
A chapa do PSB é bem elaborada e o partido, em outros tempos com discurso mais progressista, se adaptou ao governo de Magdala Furtado (PV). Tenta eleger três vereadores, mas a disputa eleitoral é muito dura dentro de um governo, cujo objeto de reeleição é considerado quase impossível. Caso estivesse na oposição a tarefa evidentemente seria bem mais fácil.
Fragilidade eleitoral nas proporcionais
Alguns candidatos governistas nas eleições proporcionais (Câmara de Vereadores) revelam discretamente, que temem que apesar dos esforços do grupo da prefeita, a campanha não levante voo. Até o momento tudo leva a crer que o único que tem força política interna para crescer eleitoralmente e garantir sua poltrona no Plenário Oswaldo Rodrigues é o vereador Roberto de Jesus.
Alair Corrêa 1
O ex-prefeito Alair Corrêa deu entrevista leve e bem humorada ao programa Totonho Santos, no bairro de São Cristovão. Alair fez comparações entre as diversas lideranças políticas cabofrienses e avaliou as possibilidades eleitorais de candidatos a Câmara Municipal. Todos eles ansiosos para sentar nas confortáveis poltronas do Plenário Oswaldo Rodrigues.
Alair Corrêa 2
Alair Corrêa no início do ano chegou a se lançar como candidato e prefeito, mas aos 82 anos, recuou e passou a fazer parte do extenso grupo político, que apoia o deputado Serginho Azevedo (PL). Atualmente, o ex-prefeito busca levar seu sobrinho Vinícius Corrêa (filho de Achiles Corrêa) de volta a Câmara Municipal, de onde foi cassado pela Justiça Eleitoral.
Bancos X Cadeiras
O episódio de José Datena (PSDB) dando uma cadeirada em Pablo Marçal (PRTB) em meio a um debate eleitoral, lembra o embate entre Alair Corrêa e Ivo Saldanha, na Rádio Cabo Frio AM. Na ocasião, Alair Corrêa, respondendo as provocações de Ivo Saldanha acabou por jogar uma cadeira em cima do adversário. A direção da rádio chamou um carpinteiro e pregou todas as cadeiras dentro do estúdio.
Marquinho Mendes 1
Enquanto isso, o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) entra na campanha para manter seu espaço político, buscando se colocar como o “grande eleitor”, fundamental dentro do grupo político da prefeita, cuja experiência eleitoral é praticamente nula. Caso aconteça uma grande virada, Marquinho se colocaria como responsável.
Marquinho Mendes 2
O ex-prefeito conjuga a aliança com a prefeita e a campanha de sua esposa para a Câmara de Vereadores, o que é um risco, na medida em que o meio político espera que o ex-prefeito a eleja com expressiva votação. A não eleição de Kamila Mendes (MDB) representaria um baque no prestígio de Marquinho Mendes e certamente atrapalharia seus planos para o futuro.