Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Luiz Antônio Nogueira e amigos da vida inteira: Fernando R. Silveira & Geni Bernat.

Chacras afinados

A presença do PSB, junto com a Frente Brasil da Esperança (PT/PV/PC do B) em apoio a reeleição da prefeita de Cabo Frio, deve ser uma questão de afinação de chacras, no campo político e ideológico, digamos assim. A aliança passa pelas pouco modestas páginas do obeso Diário Oficial da Prefeitura de Cabo Frio.

Troca-troca

A então vice-prefeita Magdala Furtado estava filiada ao Podemos quando da eleição. Posteriormente, rompeu com o governo e migrou para o PL, que estava ocupado por Serginho Azevedo. Ficou sem partido (parece que o PSB não foi cogitado) e transformou-se em “ambientalista desde criancinha”, no PV, após acordo com o “baronato petista”.

A Caminhada

O professor Rafael Peçanha (Rede Sustentabilidade) enfrenta dificuldades de mobilização da militância na Federação PSOL/REDE. Algumas fontes garantem que o discurso está afinado com o partido, inclusive com o diretório municipal do PT. Segundo essas mesmas fontes falta direcionar para a juventude, enfrentando a concorrência da UP (Unidade Popular) e para as camadas médias urbanas.

Cartão Itajuru

A garantia de continuação e ampliação do Cartão Itajuru, desenvolvido no governo de José Bonifácio e a colocação do nome do ex-prefeito no Centro Tecnológico, em Tamoios foram formas eficientes de vencer resistências políticas e ideológicas. Afinal, José Bonifácio (PDT) sempre foi preocupado com a a questão do emprego, distribuição de renda e principalmente com a educação pública.

O apoio do professor 1

O professor José Américo Trindade, que responde pela alcunha de Babade fez declaração pública de apoio a candidatura de Cláudio Leitão (PSOL) a Câmara de Vereadores. Emocionado, o veterano professor, que nasceu praticamente junto ao Forte São Matheus, gravou de frente para o Canal do Itajuru, olhando para a Ilha do Japonês, no bairro da Passagem.

O apoio do professor 2

Em determinado momento da épica gravação, com barba e cabelos ao vento, o professor parecia querer atravessar o Canal do Itajuru em direção a Ilha do Japonês, como Moisés diante do Mar Vermelho, em busca da terra prometida. O vento, a força da maré e a falta de cajado adequado desanimaram tal empreendimento. Ufa!

Paciência & Habilidade

A coligação de partidos que apoia Serginho Azevedo (PL) é bastante extensa. Até aqui o candidato parece administrar com bastante cuidado, paciência e habilidade os diferentes projetos e expectativas diante do próximo governo municipal. Deve ter maioria segura na Câmara, caso se eleja, mas aí podem surgir dissenções, que atrapalhem a solidez do grupo político. Vale a pena conferir!

Qual a surpresa, em 2024?

Toda eleição tem surpresa, na formação da Câmara de Vereadores. Em 2020, a grande novidade foi a protetora de animais, Carol Midori, a mais votada. A vereadora, inclusive, ultrapassou em votos a sólida candidatura do decano (cinco mandatos) Luis Geraldo (Republicanos). A pergunta é: qual o nome da surpresa, na eleição de 2024? Ou esse ano a eleição será absolutamente previsível?

Ponto de Encontro 1

O “Suisso” continua ser ponto de encontro de empresários, profissionais liberais e principalmente políticos. Na tarde de ontem conversavam os hoteleiros e empreendedores do turismo, Roberto Antunes, conhecido como Roberto Sacy e Carlos Cunha (La Plage). Curioso é que ambos foram secretários de turismo de José Bonifácio (PDT), mas em épocas diferentes.

Ponto de Encontro 2

Em outra mesa da confeitaria o decano da Câmara, vereador Luis Geraldo (cinco mandatos) do Republicanos conversava com um amigo, contando histórias da velha política cabofriense. Janio Mendes (PDT) também passou pelo “Suisso”, tempo de comer uma empada, beber um cafezinho e sair correndo para continuar a campanha.

Serginho X Magdala

No 2º Distrito de Tamoios, as caminhadas das campanhas de Serginho Azevedo (PL) e Magdala Furtado (PV), bateram de frente, mas separadas pela rodovia. O deputado demonstrou mais força, ocupando cerca de cinco quadras e a prefeita apenas duas. Preocupante para o grupo político de Magdala, que tem sua base política, justamente em Tamoios.

Clube do Livro

Mais um dia de realização do Clube do Livro e da Leitura da ALACAF, que acontece todas às quartas-feiras de 15h às 17h, na Biblioteca Pública Municipal Walter Nogueira da Silva. Apesar da pouca atenção do poder público a biblioteca continua trabalhando na promoção do livro e da leitura.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *