Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Luiz Antônio Nogueira da Guia.

Teste Eleitoral

O ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) lançou o nome de sua esposa Kamylla Mendes (MDB) como candidata a uma das 17 vagas na Câmara de Vereadores. É uma proposta arriscada, na medida em que a transferência de votos não é automática, como alguns cabos eleitorais imaginam. Vai ser uma espécie de tira-teima do prestígio eleitoral do ex-prefeito: vai ter que eleger.

Terceirização da Merenda Escolar?

Prefeitura de Cabo Frio é alvo de denúncia por contratar empresa investigada pelo MP para terceirização da merenda escolar por R$ 47 milhões.” 

Uma denúncia apresentada recentemente ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) expôs uma série de supostas irregularidades relacionadas a um contrato firmado pela Prefeitura de Cabo Frio para o fornecimento de merenda escolar. O contrato, que envolve a quantia de R$ 47.349.498,00, foi firmado com a empresa Horto Central Marataízes Ltda., através da adesão à Ata de Registro de Preços nº 290/2023, derivada do Pregão Eletrônico nº 052/2023. O caso envolve recursos públicos destinados à alimentação de estudantes da rede municipal e ocorre em um período próximo às eleições, o que levanta preocupações sobre a legitimidade do processo.

Magdala X Rafael

Os esforços tem sido grandes, mas a campanha de reeleição de Magdala Furtado (PV) não consegue deslanchar para que possa emparelhar com outros candidatos. Há quem diga que, no decorrer de setembro, a prefeita pode ser superada pelo professor Rafael Peçanha (Rede Sustentabilidade), que consegue penetrar em áreas das camadas médias urbanas e no eleitorado jovem.

Rafael e a Cultura

O candidato da Federação PSOL/REDE, o professor Rafael Peçanha (Rede Sustentabilidade) deu aquela rápida descansada, no Rio de Janeiro e retomou a campanha, reunindo o pessoal ligado a Cultura. A reunião aconteceu no novo comitê, na Rua Rui Barbosa (lateral do Clube Tamoyo) e contou com a presença dos ex-secretários José Correia Baptista, José Facury e Silvana Lima.

Beneficiados? Os Vereadores!

Algumas fontes projetam a campanha da prefeita como instrumento para a renovação de mandatos de vereadores da base, beneficiados pelo apoio da máquina estatal. Esse apoio, entretanto, não tem a extensão suficiente para beneficiar a eleição majoritária, carente de carisma, realizações efetivas e tradição política e eleitoral no município.

Político não pula no precipício

Segundo observadores da cena política cabofriense os candidatos à Câmara vão utilizar tudo que a majoritária lhes proporcionar, mas no momento em que o projeto de reeleição estiver derrotado, dificilmente vão continuar acompanhando a prefeita: “político vai até a beira, mas não pula junto no precipício”. Quem conhece política …

Oposição “Fake”

Essa turma caso consiga chegar a Câmara não vai buscar consolo na bancada de oposição, lugar no qual, no conjunto da obra, não está acostumada. Certamente, o grupo, após algum estranhamento, meramente formal, vai estar na base do futuro governo ou ao menos vai fazer aquela oposição muito bem chamada pela mídia de “fake”.

A Campanha de Serginho

O candidato do PL, Serginho Azevedo, junto com seu vice Miguel Alencar (União Brasil) abriu a semana da campanha na TV, mantendo os mesmos pressupostos das semanas anteriores: publicação de grandes eventos massivos e reforços das imagens do cotidiano, principalmente da vida em família.

Fantasmas

Começa a aparecer no cenário político toda a sorte de pesquisas e enquetes para o Legislativo Municipal, ou seja, os números daqueles que sonham em sentar nas confortáveis poltronas do Plenário Oswaldo Rodrigues e também daqueles que não querem deixar acentos tão cobiçados. Alguns deixam as poltronas quentinhas e demoram a reconhecer a derrota e passam a frequentar o histórico prédio da Câmara como fantasmas.

Fator surpresa!

A maior parte dos números pertencem aqueles candidatos já manjados pelo distinto público, são nomes conhecidos e facilmente lembrados. Esses números, entretanto, costumam ser ajustados na última semana, nos últimos dias, portanto, na véspera da eleição. Portanto, é um incentivo ao trabalho dos novatos, para não “deixar a peteca cair”, pode ter aquela virada, que surpreende a todos.

12 andares

Ainda sobre o aumento para 12 andares nas construções de prédios em Cabo Frio, seria interessante ver a Prefeita Magdala e seus candidatos a vereadores, defenderem tal proposta, de modo ao eleitor ficar mais convicto dos candidatos que se apresentam.

Isso sim seria posicionamento público deles.

Aguardamos a continuação desse debate.” (Eduardo Monteiro)

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *