Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Luiz Antônio Nogueira da Guia

Bagunça

O quadro político-partidário brasileiro virou mesmo uma bagunça. Em Olinda (PE) o empresário, Celso Muniz Filho, apoiador da pauta bolsonarista, se filiou ao PC do B e vai ser vice na chapa encabeçada por Vini Castello do PT: gerou revolta! Em Cabo Frio, a empresária do ramo imobiliário e prefeita de mandato-tampão, Magdala Furtado, se filiou ao PV e é candidata a reeleição pela Frente Brasil da Esperança (PV/PC do B e PT).

Bagunça 2

Em Cabo Frio, a bagunça tem sido grande. O candidato do PT, Rafael Peçanha, com história progressista, foi desalojado pela direção nacional petista e se viu obrigado a mudar para a Rede Sustentabilidade. Rafael é candidato a prefeito pela Federação PSOL/REDE, enquanto seu lugar na Federação Brasil da Esperança foi entregue ao projeto de reeleição da prefeita Magdala Furtado.

Marquinhos: inserções na rede

Marquinho Mendes (MDB) continua fazendo inserções nas redes sociais, dizendo que “o bem vencerá o mal”, distribuindo “beijos no coração” e garantindo que tem a elegibilidade determinada pela Justiça Eleitoral. O ex-prefeito, se coloca ao lado de Magdala Furtado da Federação Brasil da Esperança, mas nenhum dos dois definiu quem será o cabeça de chapa para a eleição de 6 de outubro. Aguardemos os próximos capítulos.

“Bem & Mal”

A política brasileira inseriu no discurso populista o conceito de “bem” e “mal” e quem faz o discurso se julga no direito de definir o que é um ou o outro: sinônimo expresso de autoritarismo, na medida em que “bem” e “mal” são critérios altamente subjetivos. O que será uma “família do bem”? O “prefeito do bem”? Que respostas poderiam definir, com exatidão, um “prefeito do bem”?

Desconhecimento

Por incrível que possa parecer apesar dos esforços da secretaria de comunicação social a figura da prefeita Magdala Furtado (PV) continua desconhecida para grande parte da população de Cabo Frio. Será que lhe falta “tradição” como disse o ex-prefeito Alair Corrêa? Também, porque em todas as suas aparições e declarações a prefeita transparece desconhecimento do assunto abordado, como um texto decorado as pressas.

Magdala confirma candidatura

Na Internet o ‘Cabo Frio em Foco’ anuncia que a prefeita Magdala Furtado (PV) reuniu o secretariado e confirmou sua candidatura a reeleição. Resta saber como ficarão os inúmeros secretários e outros cargos em comissão ligados politicamente ao ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB). Vão ser demitidos ou continuarão em seus cargos, fingindo que nada acontece no Universo?

Opções

No caso do ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) confirmar sua candidatura, como reagirão os adeptos do ex-prefeito (não são poucos) na estrutura política e administrativa do governo de Magdala? Deixarão Marquinho falando sozinho no embate eleitoral ou abandonarão os cargos em comissão, que exercem dentro do governo da prefeita para seguir o seu líder?

Informalidade

Segundo velhos observadores das eleições cabofrienses a Federação PSOL/REDE trabalha para fazer um vereador e a Unidade Popular (UP) também. É um processo difícil na medida em que onde tudo é vontade, faltam recursos. O projeto de eleição teria maior possibilidade de sucesso se ambos os partidos tivessem encontrado formas de trabalharem juntos, mesmo que de maneira informal.

Arautos da mesmice

Muitos arautos afirmam aos quatro e outros ventos, talvez o sudoeste, que as eleições para a Câmara Municipal estão definidas, entretanto, todo ano aparecem surpresas na cena eleitoral. Quem diria, em 2020, que Carol Midori, sob o lema “protetora dos animais” seria a vereadora mais votada de Cabo Frio, superando até mesmo nomes tradicionais como o do decano Luis Geraldo (Republicanos). Cada eleição, uma novidade.

Câmara conservadora

Apesar de toda eleição para a Câmara reservar surpresas, com o surgimento de nomes que pareciam impossíveis de chegar a sentar nas magníficas poltronas do Plenário Oswaldo Rodrigues, o teor político e ideológico permanece o mesmo. A Câmara é basicamente conservadora, voltada para frações da sociedade e não consegue debater temas de interesse geral. Esperamos que mude nesse campo qualitativo.

As Vagas na Câmara

Grande parte dos nomes, atualmente cotados para ocupar as vagas de representação popular na Câmara pertence ao grupo político do deputado Serginho Azevedo (PL). Entre os nomes, Alessandra Codeço, Alfredo Gonçalves e Luis Geraldo, no Republicanos, do chamado “Bloco Conservador”, cujo líder é Serginho Azevedo, que procura fazer uma campanha “sem marolas” para não dar espaço para o discurso dos adversários.

O Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura

O Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura é uma tradição cabo-friense, que visa reconhecer o trabalho literário de escritores e estudantes da Rede Pública de Cabo Frio em forma de publicação de antologia literária e premiação. Esta edição se propõe a fomentar a produção literária sobre a força feminina na Literatura. Os autores deverão inscrever textos inéditos sobre o tema “A mulher como protagonista de seu tempo na luta pelos Direitos de Gênero e pelo Direito à vida” concorrendo a prêmios em dinheiro e a publicação na antologia “Ialodês e Jacintas: A força feminina na Literatura”, que é o produto final deste edital.

As inscrições serão gratuitas e estarão abertas no período de 05/08/2024 a 19/08/2024.

Os candidatos deverão realizar inscrição de forma individual pelo formulário no link: https://forms.gle/Da36LqsRqJHXd5Sh9

Serão duas categorias de participação: Público em Geral (com os gêneros literários Conto, Crônica e Poema) e Prêmio Estudantil para estudantes do Ensino Médio e EJA da rede pública (com o gênero literário Poema) e serão consideradas inscrições de candidatos optantes por Ação Afirmativa para Pessoas Negras (pretas ou pardas), Indígenas, Pessoas LGBTQIA+, Pessoas com Deficiência e Pessoas residentes em áreas periféricas ou rurais de Cabo Frio.

Acesse o edital completo:
https://cabofrio.rj.gov.br/secretarias/secretaria-de-cultura/

Sarau Especial Teixeira e Sousa

O próximo sarau na Sophia será na terça-feira (30/07), a partir das 18h. Evento gratuito! Microfone aberto. Todos estão convidados. Esperamos vocês aqui: Rua Major Belegard 502, Centro Cabo Frio.

Nesta edição, faremos homenagem ao escritor cabo-friense Teixeira e Sousa (1812-1861), reconhecido por Machado de Assis como “O gênio adormecido” e apontado por especialistas, entre eles José Veríssimo — o principal idealizador da Academia Brasileira de Letras —, como autor do primeiro romance brasileiro, “O Filho do Pescador”, obra que ganhou nova edição especial e comentada pela Sophia. “O Filho do Pescador” destaca-se não apenas por sua inovação narrativa, mas também por detalhar com extrema beleza descritiva o litoral brasileiro, entrelaçando a cultura local com a trama de seus personagens e as relações sociais e humanas de sua época.

Durante o sarau, teremos bate-papo com o jornalista e sociólogo José Correia Baptista, que assina texto de orelha da nossa edição anotada de “O filho do pescador”.

O evento é fruto de parceria entre a Sophia e o Sarau Maldito (@r_a_p_h_a_ferreira)

#sophiaeditora#poesia#sarau

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *