Luiz Antônio Nogueira da Guia.
Enxugando gelo
As matérias diárias de blogs, portais de notícias, jornais com dezenas de fotos de porções de drogas apreendidas, com policiais fazendo poses de “rambos contemporâneos” tentam exaltar as operações policiais. Não conseguem! Apenas demonstram que o atual modelo de combate ao tráfico de drogas é ineficiente e gerador de violência. Muita violência!
Truculência X Inteligência
O tema ‘segurança pública’ será um dos pontos principais dos debates, nos quatro cantos do país, durante as eleições municipais, cujo processo se inicia em 6 de julho e o encerramento em 6 de outubro. Em Cabo Frio e Região dos Lagos não será diferente, mas a sociedade espera menos truculência e mais inteligência dos aparelhos institucionais de segurança pública.
O Centro e a Segurança Privada
O centro de Cabo Frio está cheio de seguranças privados. Em cada esquina, na frente de lojas se vê aquelas figuras notórias pelas caras de poucos amigos. Certamente, pertencem a empresas privadas, que fogem ao controle público ou são essas empresas legalizadas e sob o estrito controle da Polícia Federal? Será que a Prefeitura tem respostas para essas questões?
Muitas perguntas e poucas respostas
Esse imenso número de seguranças privados dá qualidade e confiabilidade ao sistema de segurança do município? Ora, além dos empregos distribuídos ao bel prazer das empresas, a segurança melhorou? Ora, se melhorou não custa fazer uma ingênua pergunta: por que a violência e a insegurança têm aumentado tanto?
A campanha eleitoral
Dia 6 de julho começa oficialmente a campanha eleitoral. Segundo as notícias Cabo Frio tem quatro candidatos, colocados aqui em ordem alfabética: Magdala Furtado (PV), Marquinho Mendes (MDB), Rafael Peçanha (REDE) e Serginho Azevedo (PL). No momento, a única dessas candidaturas contestadas no campo jurídico é Marquinho Mendes.
Pernadas & Cotoveladas?
A campanha eleitoral é tradicionalmente cheia de pernadas e cotoveladas, além das pesquisas e enquetes feitas ao gosto do freguês. É preciso muita tranquilidade para atravessar todo esse conturbado período, especialmente nos blogs locais, como este aqui, que é muito mais voltado para a interpretação dos fatos políticos, fenômenos sociais, análises econômicas e políticas culturais.
Aldeia de São Pedro
A grande pesquisadora e escritora Rose Fernandes e seu filho César Mattos, também editor, junto a pia batismal, em que ambos foram batizados, no lançamento do livro “Aldeia de São Pedro”, no último sábado. Ainda nessa edição do Blog do Totonho, Rose Fernandes publica o resumo que fez sobre a história da Biblioteca Pública Municipal Walter Nogueira.
20 Anos da Casa Scliar – Exposição de Cido Meireles
A Casa Museu Carlos Scliar, comemora 104 anos de nascimento do pintor e 20 anos da criação da Casa Museu com a abertura da Exposição Cido Meireles. Entre as presenças na inauguração o presidente da Câmara Municipal o vereador Miguel Alencar, seu pai o cineasta Milton Alencar Júnior, em foto com o autor, o escultor e pintor Cido Meireles.