Luiz Antônio Nogueira da Guia.
Gravura de Scliar
O professor José Américo Trindade, mais conhecido por Babade, colaborou doando uma gravura de Carlos Scliar para a campanha de arrecadação de fundos da candidatura de Rafael Peçanha (Federação PSOL/REDE). Animado, Cláudio Leitão, candidato a sentar nas macias poltronas do Plenário Oswaldo Rodrigues, também contribuiu, doou um quadro que retrata Che Guevara.
Furar a Bolha
Na candidatura de Rafael Peçanha, a ordem unida é para “furar a bolha” e tornar o nome do candidato conhecido em todo o município. Segundo alguns nomes importantes, tanto do PSOL como da REDE, a Federação terá chapa completa para a Câmara, isto é, 18 candidatos a participar das sessões no Plenário Oswaldo Rodrigues.
Biblioteca Municipal
O prédio onde está instalada a Biblioteca Pública Municipal Walter Nogueira da Silva, que até já foi nômade, está em péssimo estado de conservação e há bastante tempo. Mesmo assim, abnegados e defensores desse patrimônio cultural de Cabo Frio a mantém viva, apesar da indiferença de muitos governantes. Espera-se que os candidatos a prefeito assumam publicamente o compromisso de recuperarem o prédio e a preservação do seu acervo.
Academia Cabofriense de Letras
Núcleo desses abnegados que lutam diariamente pela preservação da Biblioteca Municipal Walter Nogueira da Silva, a Academia Cabofriense de Letras comemora 49 anos. A festa será no Charitas (Museu José de Dome), cujo prédio também está precisando de uma restauração bastante ampla e profunda. Não dá para esperar mais.
Prédios da Cultura em péssimo estado
A realidade dos prédios destinados as atividades culturais em Cabo Frio é de lamentável degradação: A Biblioteca Municipal Walter Nogueira da Silva, e o Charitas precisam de grande restauração e o Teatro Inah de Azevedo Mureb, em reforma que parece eterna, continua fechado. O único prédio público municipal em perfeitas condições é o Palácio das Águias, reformado pelo Banco Itaú e presenteado a Prefeitura.
Sinalizações diferentes
No campo das possíveis candidaturas para a eleição majoritária, em 6 de outubro, o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) acena em duas posições diferentes. De um lado discursa quase diariamente que está elegível e que é candidato. Ao mesmo tempo, cada vez mais se aproxima da prefeita Magdala Furtado (PV), que tem o próprio projeto de reeleição, isto é, não cede a cabeça da chapa para Marquinho.
Mais um vice?
Esta semana mais uma pimenta foi acrescentada ao bobó da política cabofriense. O ex-vereador Vanderson Bento, praticamente se lançou como candidato a vice, na chapa do deputado Serginho Azevedo (PL). Vanderson é mais um postulante, lista na qual estão o presidente da Câmara Miguel Alencar e o ex-deputado Mauro Bernardo e quem sabe outros nomes, que não vieram a público.
Vice na Federação PSOL/REDE
Após se livrar de alguns obstáculos, Rafael Peçanha também começou a pensar em companheiro ou companheira para a chapa. O nome deve ser do PSOL, porque o candidato a prefeito é filiado a REDE. Os nomes mais citados são os do economista Cláudio Leitão e do cineasta Lucas Muller, mas ambos estão na nominata como candidatos a Câmara.
Constrangimento
Ao menos publicamente não se discutiu a questão do companheiro (a) de chapa, na coligação MDB/PDT, acrescidos do grupo de Magdala. Tem gente que sugere uma chapa exclusivamente feminina: Magdala/Kamylla, o que certamente deixaria o grupo, que sempre trabalhou e foi fiel a José Bonifácio, constrangido, na medida em que a atual prefeita, logo rompeu com Zezinho.
Boulevard Solidário
“Representantes da Casa de Apoio à Família do Deficiente, Dispensário da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção e Casa de Convivência Berenice do Vale receberam, os alimentos arrecadados pela campanha Boulevard Solidário. Coube a cada entidade 87 quilos de alimentos. Do total arrecadado, infelizmente, apenas 12 quilos foram coletados no evento Boulevard Kids. Os outros 255 quilos foram frutos do projeto “Esse Mar é Meu”, da Naval Turismo.” – Moacir Cabral