Luiz Antônio Nogueira da Guia.
Acirramento eleitoral
Após a desistência de Carlos Victor (Vivique), irmão do ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) a concorrência para passar quatro anos sentado nas confortáveis poltronas do Plenário Oswaldo Rodrigues ficou ainda mais acirrada. A Federação PSOL/REDE, apesar das confusões aprontadas pelo PT da prefeita, tem candidatos potencialmente bons de voto, gente como Cláudio Leitão, Lucas Muller, Paulo Cotias e Renata Cristiane e pode surpreender.
Os “Medalhões”
Os “medalhões” continuam trabalhando intensamente o seu eleitorado, na chamada “pré-campanha”, mas também explorando novos campos, na medida em que as nuvens da política mudam constantemente: Ulisses Guimarães e Tancredo Neves sabiam disso muito bem. Candidatos como Alfredo Gonçalves, Janio Mendes, Jefferson Vidal, Luis Geraldo, Milton Alencar Jr são estrelas da política cabofriense, que vão ter que correr muito para concretizarem seus objetivos na eleição de 6 de outubro.
Última Hora
Os partidos e os próprios candidatos a Câmara Municipal incrementam a campanha oficiosa, mas ao mesmo tempo precisam fazer muitas contas antes de definir qual nominata vão fazer parte. Não é por acaso que um número grande de candidatos trocou de partido na data limite estabelecida pela legislação eleitoral. Os candidatos vão buscar a legenda que lhes oferece melhores condições para se eleger, fruto de uma série de itens, que a maioria só eles mesmos entendem.
Estação de Tratamento
O deputado Serginho Azevedo (PL) está concentrando sua atenção na transformação da estação de tratamento da Praia do Siqueira. O compromisso da concessionária é criar uma estação terciária, de alto nível, despoluindo o bairro e contribuindo, em larga escala para a melhoria da qualidade da água da Laguna de Araruama. Espera-se que a Prolagos mantenha seu compromisso com Cabo Frio e toda a região. O tal modelo a tempo seco não dá mais.
Racionalidade & Emoção
A grande preocupação da população é constituída pelos problemas que atrapalham e prejudicam seu cotidiano, em grande parte gerados pelos serviços públicos de má qualidade. Nesse sentido, o grande desafio para os candidatos será traduzir com racionalidade, mas com doses de emoção, o seu programa de governo, sem promessas cinematográficas e objetivos passíveis de serem atingidos.
Problemas da Prefeita
Magdala Furtado (PV) continua buscando a formação das nominatas para embasarem sua candidatura a reeleição, mas a prefeita continua sofrendo a ação dos vereadores de sua base. O problema é que os candidatos estão mais interessados nas suas próprias reeleições, que em apoiar o governo, que já sofre com grande inação administrativa. Os candidatos brigam muito por espaço interno, atrapalhando o desenrolar do processo eleitoral.
Prioridades
Os choques entre os candidatos a vereador da base governamental começaram antes até da escolha dos partidos. Alguns vereadores como o Átila Motta, no PC do B (Partido Comunista do Brasil) foram obrigados a buscar legendas, que não são compatíveis com suas posturas políticas e ideológicas, isto é, o discurso é um e a legenda é outra. A imagem da Federação Brasil da Esperança deveria estar como principal preocupação da comunicação da prefeita.
Desconexão
Como vai ficar junto a opinião pública de Cabo Frio a imagem da Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV) na medida em que os políticos que a integram nada tem a ver com os pressupostos políticos e ideológicos, que a constituiram? Mais grave ainda depois da falta de respeito com a candidatura do professor Rafael Peçanha, que hoje está na Federação REDE/PSOL.
As Raposas
Depois de todo o imbróglio feito pelas raposas felpudas do PT para acomodar Magdala Furtado dentro da Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV) vai ser muito difícil a Federação buscar votos no campo progressista. A história de Magdala e de seu grupo político não consegue explicar porque os partidos que fazem parte da Federação optaram por excluir o professor Rafael Peçanha do processo.
Encontro musical no Dia de São Jorge na Praia do Siqueira
Amanhã, terça-feira (23), feriado de São Jorge, músicos cabofrienses promovem encontro musical no Quiosque da Bel, na Praia do Siqueira.
O evento acontecerá entre 17h e 23h com vários músicos: Azul Puro Azul (produtor do evento), Diego Matos, Ulisses Rabelo, Vitalino, André Amaral, Carlos Queimado, e a DJ Nana Clara. No repertório música brasileira; samba, sambarock, forró, música ancestrais, e umas pitadas de músicas autorais. O evento é gratuito e colaborativo.