Luiz Antônio Nogueira da Guia.
Desistência
Entre os “medalhões” que sonham em estar na Câmara Municipal a partir de 2025, o médico Carlos Victor da Rocha Mendes (Vivique), irmão do ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB), comentou entre amigos, que está desistindo da empreitada, na eleição de 6 de outubro. Carlos Victor foi secretário poderoso no governo de Marquinho e recebeu expressiva votação quando suplente de deputado federal.
Nova tentativa
Enquanto um “medalhão” desiste, outro insiste. O ex-deputado Paulo César Guia, que teve dois mandatos na Câmara Federal e quase se elegeu prefeito de Cabo Frio, volta a tentar sentar no Plenário Oswaldo Rodrigues. Paulo César, médico cirurgião, ficou conhecido no meio da população como “a mão que salva” e com essa fama se elegeu vereador e depois deputado federal.
Praia do Siqueira = Descaso
Entre tantos bairros que sofrem com o descaso da Prefeitura e a ausência de uma política de tratamento adequado (estação terciária) do esgoto, o tradicional bairro da Praia do Siqueira é um dos que mais sofre. A poluição desastrosa de suas outrora límpidas águas, repletas de um lodo fétido e a falta de urbanização da orla contribuem para que a população, em grande parte de pescadores, desacredite da ação do poder público.
A aliança está engordando
Nos últimos dias o meio político de Cabo Frio tem assistido intensa atividade no sentido de fortalecer a aliança MDB/PDT, que, a princípio tem como candidata a prefeita Kamilla Mendes (MDB). Os principais articuladores tem sido o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) e o ex-deputado e presidente do PDT, Janio Mendes e segundo alguns atentos observadores a prefeita Magdala Furtado (PV) não está fora das conversas.
O nó da aliança – 1
Segundo alguns peritos em bastidores da política cabofriense a aliança com a prefeita Magdala Furtado (PV) só ainda não aconteceu, porque ela exige ser a “cabeça de chapa”, na majoritária. O ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB), que é uma espécie de tutor da coligação, não aceita: ele exige Kamilla Mendes, talvez tentando replicar os exemplos de Araruama e Saquarema.
O nó da aliança – 2
O presidente do PDT, Janio Mendes, que é também candidato a vereador, tem acompanhado as posições do ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB). Pelo jeito, como diz o velho presidente do conselho, Bibiu (Manoel Lopes da Guia) em suas mensagens psicografadas ao seu neto preferido, “muita água ainda vai passar embaixo da Ponte Feliciano Sodré”. Portanto, paciência caros leitores, contenham a ansiedade.
O Imbróglio
O imbróglio entre o grupo político ligado a Rafael Peçanha (agora filiado a Rede Sustentabilidade) e o PT não acabou com a saída de Rafael e sua candidatura a prefeito pela Federação PSOL/REDE. O assunto continua rendendo com o PT atirando contra Rafael apesar do próprio PT ter provocado a saída do professor quando optou por pela presença da prefeita de Cabo Frio dentro da Federação Brasil da Esperança.
Faniquitos & Chiliques
No meio desse barraco, que nada tem de institucional, onde a ética passou longe, não cabem os faniquitos do que sobrou do adesista PT de Cabo Frio, que se entregou ao “canto da sereia” da prefeita Magdala Furtado. Muito menos os chiliques do deputado petista Lindbergh Farias, cujo papel pode ser descrito no mínimo como desastroso, digamos assim.
PT – Preço Alto
Certamente, o PT de Cabo Frio vai pagar um preço muito alto pelo apoio a uma prefeita, que está fazendo uma administração impopular e conservadora. O que aconteceu no município foi uma intervenção disfarçada da estadual e da nacional, prevalecendo interesses que, obviamente não são os do município e do próprio partido.
Magdala passeou pelo Podemos e PL
Importante não esquecer que há bem pouco tempo Magdala passou pelo Podemos, no qual se tornou vice e PL, do qual só saiu, porque o espaço estava ocupado pelo deputado Serginho Azevedo, líder do governo Cláudio Castro, na Assembleia Legislativa (ALERJ). Poderia ter vindo candidata pelo PSB? Claro, mas aí teria um tempo muito acanhado no horário eleitoral gratuito.
Praça da Cidadania Box A 12 -Tel/Zap – (22) 998689743.