Categorias
Artigo

O IMEDIATISMO!

Ângela Maria Sampaio de Souza

O imediatismo tomou conta de tudo.
Definitivamente, não há tempo a perder!
Nos supermercados, centenas de produtos e marcas que prometem facilitar a trabalho doméstico, porque não temos muito tempo para fazer algo demorado porque o compromisso nos espera!
Vivemos na era do instantâneo, do café em cápsulas aos relacionamentos.
Absolutamente tudo deve ser muito fácil de ingerir, digerir e entender, pois pensar um pouco mais é pura perda de tempo!
Microcápsulas, micro-ondas, textos curtos, notícias alinhavadas, e-mails de três linhas, relatórios de uma página, buzinadas no trânsito nervoso, macarrão instantâneo … Para cada canto que se olhe, tudo remete à idéia de que as coisas têm que ser feitas de forma mais rápida possível!
Aprendemos a fazer tudo tão rápido que perdemos um pouco o prazer de dar tempo ao tempo para algumas coisas, cujo charme era justamente aproveitá-las, curtindo cada momento.
A gente almoça com alguém para poder conversar um pouco, mas não tem esse tempo porque está correndo para reuniões.
Depois, corre para chegar rápido em casa, mas, chegando lá, não tem paciência de conversar com os filhos, porque tem coisas importantes borbulhando na cabeça.
Aí, já tão cansado ou cansada da correria, dorme porque acorda em cima da hora e tem que fazer tudo rápido para chegar no horário do trabalho.
A impressão que dá é que desaprendemos a respeitar nosso próprio tempo, em prol de uma correria do nada para lugar nenhum. E, o que é pior, passamos a destinar bem menos tempo para aquilo que deveria ser a real prioridade.
Espere só um minutinho!
Até que ponto isso vale a pena?
Os anos passam muito rápido!
O filhos crescem mais rápido ainda!
Quando vc piscar, já terão ido muitos anos do seu precioso tempo e, mais tarde, você vai concluir que realizou uma montanha de coisas, mas de forma inversa.
Isso porque, para curtir o que realmente importa e construir uma vida feliz, temos que dedicar um pouco mais de tempo do que para fazer um macarrão instantâneo.
Não podemos colocar toda a vida no micro-ondas!

Ângela Maria Sampaio de Souza é Professora.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *