Magdala, oficialmente fora do PL
A prefeita ocupou a mídia tradicional e as redes sociais da Internet para dizer o que todo mundo já sabia: estava fora do PL, que na Região dos Lagos, é controlado pelo líder do governo na Assembleia Legislativa (ALERJ), o deputado Serginho. A prefeita Magdala Furtado (sem partido) mais uma vez alegou perseguição política e nenhum apoio do governo do estado de Cláudio Castro, também do PL ao seu projeto político.
O PSB não está definido
Até o momento Magdala Furtado não definiu em qual partido vai buscar a reeleição. Conversou com uma das lideranças do PSB, no Estado do Rio, o ex-presidente do Flamengo e deputado federal, Bandeira de Melo, mas a princípio nada de importante veio a público. Não se pode esquecer, que o PSB não abandonou o governo de Magdala Furtado e tem como representante André Carvalho, presidente local do partido socialista e secretário adjunto de turismo, esportes e lazer, no 2º Distrito de Tamoios.
Pode ser o PSD?
Apesar do ex-presidente da Câmara, Aquiles Barreto, ter optado pela candidatura de Serginho (PL), o PSD de Eduardo Paes continua procurando candidatos, na Região dos Lagos, de olho na eleição para o governo do estado, em 2026. Portanto, não se deve descartar a aproximação entre a prefeita de Cabo Frio e o PSD, de Paes, Pedro Paulo e Guilherme Schedler.
As articulações de Janio
O presidente do PDT de Cabo Frio, ex-deputado Janio Mendes, não deixa um minuto sequer a articulação política dentro do partido e fora dele, no campo progressista, que reúne as federações compostas pelo PT/PC do B e PV e a que reúne o PSOL e a Rede Sustentabilidade. A Unidade Popular UP, mais a esquerda não está ligada a nenhuma dessas duas federações e deve disputar a eleição em 6 de outubro, sem alianças formais.
Rafael fortalece o discurso
Por sua vez, o candidato petista a prefeitura de Cabo Frio, o professor Rafael Peçanha, aumentou a sua participação nas redes sociais com críticas contundentes ao governo da prefeita Magdala Furtado (sem partido), colocando, finalmente, sua pré-campanha para se mover. Tem muito a remar, mas a candidatura começa a tomar forma no universo de 2024.
Mudanças no secretariado
As modificações no secretariado de Magdala Furtado não terminaram com o troca-troca entre a secretaria de Fazenda e a Comsercaf (o ex-vereador Bill da Piscina se manteve forte na vice-presidência). O próprio secretário de fazenda, Bebeto Cardozo, no final do mês, deixa a estratégica secretaria, mas não o governo, fica no Ibascaf. A eleição de 6 de outubro pode trazer outras mudanças no secretariado, por conta de inúmeras candidaturas, brotando aqui e ali.
Disputa acirrada
Algumas figuras como o médico Carlos Victor da Rocha Mendes, o advogado Alfredo Gonçalves e o cineasta Milton Alencar Júnior devem ser candidatos a sentar naquelas magníficas poltronas do Plenário Oswaldo Rodrigues, na Câmara Municipal de Cabo Frio. É uma pequena mostra de como vai ser dura a eleição proporcional, em 6 de outubro: a disputa será acirradíssima.