Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Marquinho & Magdala

Segundo muitos observadores, analistas e palpiteiros do mundo político de Cabo Frio, o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) tende a se aliar ao processo de reeleição da prefeita Magdala Furtado (sem partido). Não será tão surpreendente assim, na medida em que o ex-prefeito tem muitos aliados e ex-assessores no governo de Magdala Furtado, como também tinha quadros na prefeitura de José Bonifácio Novellino (PDT).

Livre trânsito

Boa parte dos quadros políticos que estiveram aliados a Marquinho Mendes sempre transitaram por outros governos e estarão em outros: parece uma tradição cabofriense. Caminham com incrível desenvoltura por qualquer governo que mantenha gordas portarias, permitindo a manutenção do ‘status quo” dentro da conservadora sociedade da Região dos Lagos, em especial de Cabo Frio, a cidade mais importante e populosa da Região.

Observações

Alguns observadores bem atentos as mudanças políticas em Cabo Frio acreditam que a saída de Marquinho Mendes (MDB) da luta direta pela prefeitura favorece o professor Rafael Peçanha (PT/PV/PC do B). Essas pessoas acreditam que o PT deve investir politicamente para derrotar os conservadores na “capital” da Região dos Lagos e ampliar a atuação da Maricá petista para além da Zona Metropolitana do Rio de Janeiro.

As Repercussões

Outros observadores acreditam que ainda é cedo para avaliar as possíveis repercussões da retirada de Marquinho Mendes do cenário eleitoral. Os favorecidos podem ser a prefeita Magdala Furtado, o presidente da Câmara Miguel Alencar, o professor Rafael Peçanha, mas também o próprio representante do PL, o deputado Serginho, capaz de absorver alguns “orfãos” do MDB, como um dos deputados mais votados da ALERJ, na última eleição.

Composição política

Tudo leva a crer que o governo da prefeita Magdala Furtado (sem partido) tende a uma composição com as principais lideranças da Câmara Municipal para resolver, ao menos parcialmente, a crise gerada pelo envio da chamada Reforma Administrativa pelo executivo. Ao que parece, a reforma, que mais se assemelha a um “frankstein legal”, é a única saída para consertar os danos gerados pela falta de experiência e açodamento do governo que sucedeu a José Bonifácio.

Qual o caminho partidário de Magdala?

A prefeita Magdala Furtado, hoje sem partido, fez aliança com o PDT de José Bonifácio Novellino, quando ainda estava no Podemos. Posteriormente, ao romper com o governo municipal, mudou para o PL do governador Cláudio Castro e do deputado Serginho. Quando começou a caminhar em direção a reeleição tentou uma nova transferência, mas não conseguiu entrar no Republicanos do ex-prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella.

Uma questão de atenção

Durante todo esse tempo Magdala Furtado teve apoio irrestrito de parte da mídia, interessada em enfraquecer o governo, de onde hoje sofre cerrada oposição. A administração pública não é fácil e obriga a escolhas muitas vezes duras. Poderia ter prestado mais atenção na atuação de um certo homem público chamado José Bonifácio Ferreira Novellino, que sempre resistiu a toda sorte de pressões, em defesa do que acreditava.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *