
Teatro
O Teatro Quintal, leia-se Silvana Lima e Ivan Tavares, e o Usina4, de Tânia Arrabal e José Facury, são polos de resistência cultural, em Cabo Frio, em especial na área de produção teatral. Todos ansiosos pela reabertura oficial do Teatro Municipal Ináh de Azevedo Mureb.

Oficina de Escrita
Não se pode falar de resistência cultural sem citar a Folha dos Lagos (jornalista Moacir Cabral) e a Sophia Editora tocada por Rodrigo Cabral. A Sophia Editora está lançando em 25 de novembro outra Oficina de Escrita, na sede da editora, na Rua Major Belegard, 502, centro da cidade.
A Reorganização da Praia do Forte
Apesar de continuarem algumas reclamações de setores do turismo rodoviário (ônibus) o governo de Serginho Azevedo (PL) não parece ter a intenção de ceder as questões apresentadas pelo setor, principalmente na área do bairro da Vila Nova e adjacências.
A Praça da Cidadania
Ao contrário, o prefeito continua, com sua equipe, aperfeiçoando o projeto de reorganização e requalificação das areias e da orla da Praia do Forte (segurança, estacionamento etc). A Praça da Cidadania, ao primeiro olhar, parece ter número menor de trailers estacionados. A conferir!
O Projeto de Turismo
O projeto de turismo divulgado pelo governo de Serginho Azevedo (PL) não combina com lodo na Praia do Siqueira, algas de poluição na Enseada das Palmeiras e muito menos espera-se a colocação de lixo e restos de obras, na Fazenda Campos Novos. Portanto, a sociedade aguarda do governo ações rápidas e duras para resolver esses problemas.
Pois é …
Muitos ambientalistas se queixam da falta de espaço nas diferentes mídias, em Cabo Frio para divulgarem suas ideias e principalmente suas críticas, em especial aquelas mais duras e salgadas contra o prefeito de plantão, independente do partido ou da posição ideológica do governante.
Pois é … 2
É constrangedor! A maior parte quase sempre pede o sigilo, ou seja, terceiriza a crítica. Essa postura deve deixar suas almas desconfortáveis, pela incapacidade de assinar o próprio texto Afinal, o peso político vai cair nas costas de quem publica. Pois é …….
Ação Conjunta dá certo!
Apesar de alguns se esconderem, temendo reações políticas e empresariais outros continuam trabalhando com força e inteligência: a ação conjunta da secretaria de meio ambiente, Comsercaf, Guarda Marítima e ambiental, ROMU e a equipe de urbanismo, continua tendo bons resultados, avançando no combate as ocupações irregulares.

Religiosidade, Cultura & Tradição
“Hoje, Cabo Frio amanheceu mais triste, morreu Maria Sebastiana Gonçalves, carinhosamente conhecida como Sebastiana, uma das mais importantes líderes espirituais da comunidade cabofriense.
Sebastiana dedicou sua vida ao cuidado do próximo, tornando-se uma das últimas benzedeiras tradicionais da cidade de Cabo Frio. Sua presença sempre foi sinônimo de acolhimento, fé e espiritualidade, marcando gerações com sabedoria, simplicidade e generosidade. Para muitos, Sebastiana não era apenas uma referência religiosa, mas um patrimônio vivo da cultura popular e espiritual da região.
Em reconhecimento à sua trajetória e relevância no campo espiritual e comunitário, Sebastiana recebeu, no último 28 de março, a Comenda Teixeira e Souza, honraria concedida a personalidades de destaque em sua área de atuação.
O velório será realizado das 11h às 15h, na Capela do Cemitério Santa Izabel, em Cabo Frio. O sepultamento está previsto para às 15h30, no mesmo local.
Que sua luz continue a iluminar os caminhos de todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ela. Que sua memória siga viva na fé, na tradição e no amor que sempre ofereceu.” – Professor Flávio Guimarães

A Restauração da Fazenda Campos Novos 1
A fase emergencial da restauração da Fazenda Campos Novos terminou, salvando esse maravilhoso patrimônio, do século XVII, tão pouco conhecido pelos cabofrienses. Na segunda fase será construído o anexo, com banheiros, auditório, área de alimentação e outros equipamentos da maior importância para o pleno funcionamento desse equipamento histórico/cultural/científico/educacional.
A Restauração da Fazenda Campos Novos 2
O dinheiro, que financia as obras das duas etapas, total de 8 milhões, tem uma comissão de fiscalização, com a participação do IMUPAC (leia-se arquiteto Sérgio Nogueira) foi doado pela Assembleia Legislativa (ALERJ) e alocado na UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense), criada por Darcy Ribeiro.