Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

A Paz …..

Entre tantas notícias, comentários e análises da política, convido o caro leitor a não deixar de ler o artigo do economista e professor de História, Cláudio Leitão – “A Paz sufocada imposta aos palestinos”. O autor faz uma boa reflexão sobre o conflito na Faixa de Gaza e sobre os direitos humanos.

Enquanto isso …

Em Cabo Frio, continua a polêmica envolvendo o turismo rodoviário. O prefeito Serginho Azevedo (PL) reuniu, na Praça Tiradentes, em frente a sede da Prefeitura e entre outras coisas prometeu a criação de um aplicativo de Cabo Frio, que pode abranger toda a Região dos Lagos. Muita água ainda vai passar enbaixo dessa ponte, ou melhor, muitos veículos.

Museu do Legislativo

Encerrada a possibilidade de construção imediata de uma nova sede para a Câmara Municipal, no bairro Novo Portinho, morre ao menos por agora o sonho de criação do Museu do Legislativo. Afinal, o prédio atual é inadequado para suas funções, mas pelo seu caráter histórico, seria ideal para sediar o Museu do Legislativo, após receber a devida restauração.

Centro Comercial

O fim do projeto de construção de nova sede para a Câmara Municipal acabou por beneficiar o centro comercial de Cabo Frio, em especial o comércio no entorno da Câmara. São muitos bares, lanchonetes e confeitarias, que ganham bastante movimento às terças e quintas, dias de sessões legislativas.

Preservação 1

A preservação de casas tradicionais e históricas, em Cabo Frio, sempre gera discussões acaloradas, como no caso da da casa em que morava o casal Edilson Duarte e Arlete, derrubada em 2025. Que tal catalogar o que ainda temos e buscar, através de planejamento, a preservação dando a esses imóveis uso social.

Preservação 2

Entre tantos imóveis no centro da cidade destacam-se a casa em que viveu a professora Isabel Machado, com arquitetura dos anos JK e a belíssima casa de Sidnei Azevedo, na esquina das ruas Miguel Couto e Raul Veiga: sem precisar construir e apenas adaptar o imóvel que pelo seu tamanho receberia perfeitamente a Câmara Municipal de Cabo Frio.

Preservação 3

Os imóveis sem função social, com o tempo, acabam se degradando, mesmo quando sua importância histórica/cultural é relevante. A melhor maneira de conservá-los é utilizá-los em benefício da sociedade. A própria população se encarrega da preservação.

Preservação 4

Cabo Frio precisa há muito tempo de política pública de preservação do patrimônio material e imaterial, mas para que essa política possa se desenvolver é preciso investir. Nessa Cabo Frio onde o IMUPAC festeja quando consegue uma sala para trabalhar, a preocupação tem mesmo que ser grande.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *