
Brincareta
A participação dos bonequeiros Clarêncio Rodrigues e Tânia Arrabal no Festival Mundial de Teatro de Marionetes em Charleville (França) fez José Facury escrever nas redes sociais para lembrar a Cabo Frio a tradição da cidade nessa arte. Quem sabe realizar um festival semelhante por aqui ou mesmo reviver com toda a força a Brincareta?

É demais!
O governo tem multiplicado o número de projetos de tal forma, praticamente um por dia, largamente noticiados nas redes sociais da internet, que acabam por confundir a população. No final das contas, acabam por perder o seu valor político e muito menos saber se estão funcionando e atingindo seus objetivos.
Questão de tamanho
O prefeito de Búzios Alexandre Martins (Republicanos) está lançando sua esposa Danielle Martins a uma cadeira, na Assembleia Legislativa (ALERJ). Em Cabo Frio, Serginho Azevedo (PL) também trabalha a candidatura da esposa Aline Rabello. Búzios tem pouco mais de 32 mil eleitores e Cabo Frio, 162 mil. A tarefa de Serginho Azevedo é bem mais fácil.
Tarefa complicada
Pelo tamanho do eleitorado local a tarefa do prefeito de Búzios terá que obrigatoriamente se estender por toda a Região dos Lagos caso queira eleger sua esposa Danielle Martins a ALERJ. A oposição buziana, certamente terá candidato, o que dificultará ainda mais o trabalho do prefeito. Tempos difíceis.
Resultado eleitoral pode ser duro
O fracasso político/eleitoral no meio do mandato poderá enfraquecer consideravelmente o prestígio político do prefeito. Transformar a administração naquilo que os norte-americanos chamam de ” governo pato manco”, ou seja, sem poder político, com o “café frio”, contando os dias para o final do mandato.
Sonhar não custa nada?
A maior parte dos vereadores, no meio do mandato, se dedica a apoiar candidaturas a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal. Objetivos: conquistar recursos e apoios para a dura tarefa de reeleição dois anos mais tarde. O vereador, ao sentar na macia poltrona do Plenário Oswaldo Rodrigues, sonha em continuar o mandato popular. Nem sempre é possível, mas sonhar não custa nada. Ou custa?
Mudança?
Quando se fala na mudança para o Novo Portinho da sede da Câmara Municipal muitos comerciantes do entorno do legislativo ficam preocupados. Não é por acaso. Afinal, o movimento ao redor do prédio da Câmara movimenta significamente o comércio da área, principalmente bares, restaurantes e confeitarias.
Museu do Legislativo
O ideal seria transformar o atual e histórico prédio da Câmara Municipal em Museu do Legislativo, mas procurar manter a sede da Câmara, no centro da cidade. Assim, evitaria o esvaziamento de uma região, que foi muito afetada pela pandemia, pelo delivery, mas é muito tradicional e ponto de encontro de muitos cabofrienses.
