
Esquema para 2026 – 1
Jefferson Vidal (Podemos), secretário de serviços públicos do governo de Serginho Azevedo (PL) tem anunciado sua candidatura a Câmara Federal. Deve fazer dobradinha com Aline Rabello, esposa do prefeito, candidata a Assembleia Legislativa (ALERJ). É um dos secretários que mais contribuiu para o processo eleitoral de 2024.
Esquema para 2026 – 2
Esse deve ser o esquema político municipal para as eleições de outubro de 2026: liberdade para candidaturas ao Congresso Nacional (Câmara Federal e Senado da República) e dobradinha com Aline Rabelo para a Assembleia Legislativa (ALERJ). Assim, preservaria a estrutura político/eleitoral do governo.
Bloco Progressista – 1
Até o momento não se tem nenhuma ação política eleitoral que demonstre como a esquerda vai se colocar nas eleições de 2026, especificamente em Cabo Frio. Quais serão os candidatos da UP (Unidade Popular), Rede Sustentabilidade e o PSOL e suas propostas para o município, após a dura derrota de 2024?
Bloco Progressista – 2
Em outro bloco está o PDT, do ex-deputado Janio Mendes e o PT agora liderado por Diego da Silva, após uma dura disputa que chegou ao 2º turno. Os dois partidos apoiaram o frustrado projeto de reeeleição da prefeita Magdala Furtado (PV) e o custo político/eleitoral não foi pequeno.
A Representação
Após a eleição de Serginho Azevedo (PL) a prefeito, em outubro de 2024, Cabo Frio, o município com maior número de eleitores na Região dos Lagos, ficou sem representação na Assembleia Legislativa (ALERJ). Cabe ao menos dois deputados e até mais se incluir toda a Região dos Lagos.
Xadrez eleitoral 1
O ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) tem garantido, que está apto a disputar eleições e que deve ser candidato em 2026: não se tem certeza se o ex-prefeito vai tentar a Câmara Federal ou Assembleia Legislativa (ALERJ). De qualquer forma é uma peça importante no xadrez eleitoral.
Xadrez eleitoral 2
Pela quantidade de artigos que vem publicando nas redes sociais, principalmente no Facebook, o ex-prefeito Alair Corrêa dá a entender que também é candidato a uma cadeira. E vai mais longe, dizendo que está de olho na poltrona de prefeito, em 2032. Cabo Frio não é para amadores.
Xadrez eleitoral 3
Caso se confirme a presença de Marquinho Mendes e Alair Corrêa nas eleições de 2026 será o retorno de um quadro eleitoral, que muitos analistas julgavam superado. Se obtiverem sucesso o xadrez eleitoral viverá o retorno dessas peças, mas se forem derotados não haverá outro caminho que a aposentadoria.
Problemão
A extensão territorial e populacional do Distrito de Tamoios não corresponde a sua força eleitoral, dentro de Cabo Frio e Região dos Lagos. É um problemão, porque o número de eleitores não é grande e se divide, em grande parte com a Baixada Fluminense, origem de muitos dos seus moradores.
O Teatro
O anúncio da reforma do Teatro Municipal foi um acerto do prefeito Serginho Azevedo e do secretário de cultura, Carlos Ernesto. Politicamente, Serginho Azevedo faz um forte aceno para um setor, que notoriamente não vota com o bloco conservador, abrindo espaço para o diálogo e novas perspectivas de acordo.


