Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

2026

O processo de disputa política e eleitoral de 2026 começa a se delinear. Basta prestar atenção nas redes sociais da internet, que ainda não apresentam candidatos diretamente, mas trabalham, com maior ou menor discrição para desgastar os possíveis adversários.

Cabos eleitorais

Abaixo do prefeito, os vereadores são os principais cabos eleitorais no município e muitos trabalham para candidatos de fora de Cabo Frio, reduzindo consideravelmente as chances de candidatos locais chegarem ao Congresso Nacional e a Assembleia Legislativa do Estado (ALERJ).

Hegemonia

Esse quadro eleitoral pode sofrer mudanças substanciais caso o prefeito Serginho Azevedo (PL), que tem a hegemonia política na Câmara, exija fidelidade absoluta dos vereadores para os seus candidatos. Afinal, os membros do Legislativo tem grandes interesses, inclusive muitos cargos comissionados e contratos, pendurados no Executivo.

Desgaste?

Alguns observadores da política local dizem que certamente esses acordos já estão acertados desde a campanha eleitoral, que terminou com a eleição do prefeito, em 6 de outubro de 2024. Entretanto, alguns desses acordos se fragilizam ao longo do governo: promessas não cumpridas, desgastes na própria dinâmica administrativa etc. Aí tudo pode mudar.

Os suplentes

Até o momento a Câmara Municipal tem se revelado, ao menos publicamente, muito fiel politicamente ao prefeito Serginho Azevedo (PL). Alguns analistas dizem que essa fidelidade está diretamente ligada a substituição de muitos vereadores, que se transformaram em secretários. Os suplentes tendem a ser mais cordatos, digamos assim.

A conferir! 1

Ambientalistas, pescadores e moradores da orla da Praia do Siqueira participaram da Audiência Pública sobre a construção da Estação Terciária de Tratamento de Esgoto e a retirada do lodo fétido nas águas da laguna. Afinal, é preciso salvar a laguna e todos aqueles que direta e indiretamente precisam dela para viver.

A conferir! 2

O governo municipal garante que dessa vez sai. São muitos anos de luta de diferentes orgãos e ongs ambientais pela preservação da laguna de Araruama. Todo esse processo se tiver sucesso sem dúvida representará imenso ganho para a economia de todas as cidades da Região dos Lagos. A conferir!

Hotelaria & Prefeitura

A área de hotelaria, mesmo estando na baixa temporada, continua se queixando da política do governo para a área do turismo rodoviário. Segundo esses empresários o setor vem registrando um faturamento diário aquém do esperado para o período, no qual já existe uma retração considerável;

Valor antigo e valor novo do DAM para entrada de ônibus de turismo em Cabo Frio

2 Dias – Valor antigo 286,71 (DAM)

  • 28,67 – 10% -Diária de cada dia a mais)
  • 200,00 – Serviço guia de turismo local para receber o ônibus
    Total = 515,38

Valor Atual
2.500,00 (DAM)

  • 125,00 – 5% – Diária cada dia a mais
  • 200,00 – Serviço guia de turismo local para receber o ônibus
    Total = 2825,00

3 Dias
Antes = 544,05
Agora = 2.950,00

4 Dias
Antes = 572,72
Agora = 3.075,00

5 Dias
Antes = 601,39
Agora = 3.200,00

6 Dias
Antes = 630,06
Agora = 3.325,00

7 Dias
Antes = 658,73
Agora = 3450,00


Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *