Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Praia do Siqueira

A retirada do lodo e a construção da estação de tratamento terciário deve beneficiar toda a Laguna de Araruama, especialmente o bairro da Praia do Siqueira. Os investimentos em reformas e novas construções na orla, antes abandonado pela construção civil, mostram a valorização do bairro. A reurbanização, com novo paisagismo, ajudaria muito.

Rede separadora para o esgoto

Cabo Frio precisa também de uma rede de coleta específica para o esgoto, hoje jogado na rede de água pluvial. Não é por acaso que os ralos e bueiros exalam mau cheiro a ponto dos comerciantes colocarem tábuas sobre os bueiros para que a fedentina não atrapalhe seus negócios. É uma vergonha para uma cidade, que se pretende turística.

A Especulação

Caso a especulação imobiliária não seja controlada não vai ter rede separada de esgoto, retirada de lodo fedorento e estação terciária de tratamento que dê jeito. O Canal do Itajuru e a Lagoa de Araruama estarão perdidos. É preciso estabelecer regras objetivas e claras, que beneficiarão os empresários e a população como um todo.

Canais Palmer

Os canais Palmer 1 e 2 apresentam características semelhantes, que não dignificam em nada o poder público. O lado assumido e controlado pela iniciativa privada está construído com condomínios de casas de alto padrão. O lado que caberia ao poder público cuidar está abandonado e o próprio cais está aos pedaços, tanto no Palmer 1 como no Palmer 2.

Plano Inclinado

O Morro da Guia, onde se encontra a Capela de Nossa Senhora da Guia é uma das mais belas atrações para os turistas: a vista da cidade de Cabo Frio é deslumbrante. Entretanto, as instalações no local estão depauperadas, além da subida ser extremamente penosa. Que tal um ‘Plano Inclinado’ como existe no Outeiro da Glória e na Igreja de Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro?

Encontros & Reuniões

Terças e quintas são os dias que a Confeitaria Suisso, que fica entre a Câmara de Vereadores e a Prefeitura, tem maior movimento. Não é por acaso, são os dias de sessões da Câmara e o Suisso vira palco de encontros, reuniões e confraternizações de toda sorte entre vereadores, assessores e de vez em quando, eleitores.

Arquivo Aberto

O jornalista Moacir Cabral, em Arquivo Aberto, entrevista o cineasta e documentarista Marcelo de Paula, que, dia 27 de junho, lança em Cabo Frio, no bairro da Passagem (Praça Gentil Faria) o documentário “Basta – Não é só uma denuncia, mas um chamado coletivo à responsabilidade. É hora de ouvir, acolher e transformar”.

A Janela do Caos

O cineasta e artista plástico, o mineiro José Sette, morou muitos anos em Cabo Frio, está com o seu filme “A Janela do Caos” sendo lançado no próximo sábado, 14, em São Paulo, no Bar-Museu Soberano, na antiga Boca do Lixo paulistana. José Sette aguarda a exibição pela TV Brasil, do seu filme sobre a revolução liberal de Teófilo Ottoni: será em três capítulos.

Catão, o Censor

Em Roma, Catão, o Velho, também conhecido como Catão, o Feio (Marcus Porcius Cato – 234/149 A.C) era o censor dos comportamentos públicos e privados: não deixava por menos, punia os culpados por atos imorais. Chegou a Cabo Frio na tenda espírita de Dom Henrique d’Abissínia, o Iluminado. Entre suas frases, podemos destacar: “Deve-se dar pouco crédito a quem muito fala” & “Não perca tempo discutindo com tolos e falastrões: todos têm a palavra, mas poucos tem o bom senso”. Pois é …….

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *