
Corrupção Eleitoral
Nos sites e portais de notícias da Internet aparecem as notícias referentes a presença da Polícia Federal na cidade, investigando a corrupção eleitoral, na eleição de 6 de outubro. Tudo bem! O que “espanta” é a morosidade do processo, em geral com a sentença transitada em julgado junto com a conclusão dos mandatos dos réus. Transforma-se então num processo inócuo ou quase ….
Corrupção Eleitoral 2
Não há o intuito de ensinar o padeiro a fazer pão e brioches, mas por que não ter uma ação mais dura no dia da eleição ou no período imediatamente anterior a ela? Não precisa ser da Justiça Eleitoral, Polícia Federal ou qualquer outra polícia, basta andar pelos bairros, principalmente os populares, no dia da eleição e ver a balbúrdia correndo solta. É um vale tudo que não espanta mais ninguém. Depois, vem o depois, depois, depois ……
Corrupção Eleitoral 3
O que mais choca, digamos assim, são as expressões e caras de espanto das elites locais diante das notícias de corrupção eleitoral, inclusive com a compra descarada de votos. Toda eleição é a mesma coisa: inércia e depois correr atrás de prejuízo, porque no final de tudo é o cidadão-contribuinte, que paga a conta.

Lançamento
‘A metáfora de todas as letras’: livro de Maurício Cardozo será lançado no dia 29 de maio (quinta-feira), no Palácio das Águias, em Cabo Frio. Lançada pela Sophia Editora, a obra mergulha no universo dos tautogramas, com poemas escritos com palavras que começam pela mesma letra do alfabeto. Radicado em Cabo Frio, Maurício Cardozo é conhecido por sua atuação na cena poética da Região dos Lagos. Foi autor de projetos como “Poesias da lata”, lançado na ECO-92, e “O maior varal de poesias do mundo”, com cinco mil textos estendidos ao longo de 1,5 km. Também levou poesia para salas de aula e formou gerações como educador e oficineiro da palavra.




Abertura do 1º Festival de Mestre do Povo
O público lotou o Museu de Arte Religiosa e Tradicional – MART – para a abertura do 1º Festival de Mestres do Povo articulado pelo professor Ricardo do Carmo, também diretor do evento. A noite foi marcada pela palestra de Daliana Cascudo (Presidente do Instituto Câmara Cascudo). Tema: “Câmara Cascudo – O Grande Intérprete do Brasil”. Exibição do curta-metragem “10 Anos de Mestres do Povo”. Homenagem aos Mestres Populares e lançamento do Catálogo de Filmes “A Opção pelo Popular”. Abertura da Exposição “Ricardo do Carmo – 40 Anos de Folclore”.
Programação de Hoje – 4ª feira – 21/05
10h – “A Criação de Leis e a Lei Mestres dos Mestres”, com Irineu Fontes (secretário- executivo de Cultura do Estado de Sergipe) e Flavio Serafini (deputado estadual).
11h – Debate com mestres da cultura popular.
Noite / Exibição de filmes e arte popular.
3ª Temporada da Série Documental Mestres do Povo
18h – “O escultor Gilmário Santana”
“Renato Babão viu o monstro”
19h – Performance de dança afro-brasileira, com Suzana Menezes e Nenego.
20h – Apresentação do grupo folclórico “Os Parafusos”, de Lagarto (Sergipe).