Janio se lança candidato
Cresce o número de candidatos a prefeito de Cabo Frio. Ontem, o ex-secretário de saúde Janio Mendes (PDT), se lançou candidato a sucessão de Magdala Furtado (PL). É mais um nome que se junta a uma leva respeitável de candidatos. Alguns vão crescer e confirmar as candidaturas e outros tendem a outra composição política.
Protagonista ou Coadjuvante?
A movimentação de Janio buscou criar espaço para o PDT na disputa sucessória. Afinal, o partido de linha socialdemocrata e trabalhista ficou órfão com o falecimento do prefeito José Bonifácio. Ao se colocar candidato Janio Mendes recolocou o partido no campo das eleições de 2024, como protagonista ou coadjuvante, mas presente no processo eleitoral.
Os candidatos
A mídia já recebeu as intenções de candidaturas de Alair Corrêa, Janio Mendes, Magdala Furtado, Marquinhos Mendes, Rafael Peçanha e Serginho. Como diria Bibiu, o presidente do conselho, está “botando gente pelo ladrão”, mas a tendência é afunilar e até polarizar. Tem sido uma realidade nas eleições de Cabo Frio, mas resultado de urna, nem os pesquisadores tem certeza absoluta.
Cuidado para não se atrapalhar
Divulgar o nome da prefeita Magdala Furtado, pouco conhecida pela população, é uma necessidade para o seu grupo político, que, evidentemente quer permanecer no poder, isto é reeleição. Mas tudo tem limites e também hora e locais apropriados. É preciso pensar, ter calma, caso contrário a tendência é se atrapalhar. Ter a ALERJ como adversária permanente não é uma boa para quem está iniciando a carreira política.
Desgaste
Com apenas 30 dias como locatária do Palácio Tiradentes é impossível ganhar popularidade de uma hora pra outra e não adianta recorrer a expedientes, que podem gerar controvérsias e desgastar a imagem da prefeita. A utilização excessiva e compulsiva da mídia, com ar popularesco, não faz bem a imagem de ninguém, muito menos quem está em cargo executivo, cuja cobrança é diária.
Baixo nível
A relação conflituosa que se estabeleceu entre Serginho e o grupo da prefeita seria considerada impossível meses atrás. Hoje, os dois personagens políticos têm ocupado o espaço em todas as mídias locais e regionais. Lamentavelmente, para Cabo Frio, o embate tem acontecido em nível muito baixo com acusações e insultos de toda sorte e natureza.
A Coletiva
A entrevista coletiva para prestar contas dos primeiros 30 dias do mandato da prefeita Magdala Furtado ficou concentrada em duas pastas: Fazenda e Saúde. A concentração não foi boa para a prefeita, que quase desapareceu em meio a todo o falatório. Se a intenção era divulgar a personagem ainda pouco conhecida dos cabofrienses a reunião não funcionou muito. É preciso mais atenção e elaborar melhor a pauta para os eventos políticos.