Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Partidos políticos

O enfraquecimento das estruturas partidárias é uma realidade do país onde cada vez mais as lideranças de cunho populista são maiores que suas legendas. Não é um bom sinal para a Democracia. Partidos políticos e instituições de Estado fortes são instrumentos fundamentais dentro do Estado Democrático de Direito.

Partidos políticos 2

Os políticos caminham de partido em partido como trocam de camisa, quando essas estão surradas ou apenas suadas. Com raras e honrosas exceções as filiações partidárias não obedecem a convicções ideológicas. A maior parte dos filiados sequer conhece o que o partido defende e muito menos sabe o que é o estatuto. Vale apenas a conveniência do momento.

Espetáculos midiáticos

O mesmo acontece no campo religioso e os fieis do século XXI mudam de denominação religiosa de acordo com o endereço da padaria, na esquina da rua mais perto de casa ou mesmo pelos espetáculos midiáticos, que acontecem no interior dos templos. Tudo é bastante rápido e sem consistência e pode mudar a qualquer momento.

Beijo na garoupa

Aficionado da pesca submarina, o prefeito Serginho Azevedo (PL) tem surpreendido os moradores e turistas com vídeos de resultados de pescaria. Talvez no desejo de mostrar que seus vídeos não são frutos das famosas “histórias de pescador”, deu um beijo numa garoupa. Menos, prefeito!

De portas escancaradas

Enquanto muitos estabelecimentos comerciais no centro da cidade fecham as portas, o Dom Cabral, o “maior bar do mundo”, está com as pernas e as portas escancaradas. A turma avisa que em função do feriado, de 1º de maio, o acarajé do baiano James Jefferson e os pastéis de Teresinha Semblano darão as caras no boteco, amanhã, quarta-feira, 30. Saravá!

Conversa sobre a História de Cabo Frio

“Conversando sobre a história de Cabo Frio” reúne pessoas que pensam, se interessam e estudam a nossa história local e se encontram mensalmente para abordar temas e trocar informações, o que já acontece há 10 anos, uma forma de democratizar o conhecimento e defender que o estudo e a pesquisa são horizontes abertos e acessíveis.
No encontro deste mês de abril, Warley Sobrosa fala sobre “Memórias de um jovem fotógrafo sobre os bastidores do filme Os Cafajestes”. Em 1962, Cabo Frio serviu de cenário para este filme que é considerado um clássico do cinema nacional.
No decorrer da reunião, outros temas da história da cidade terão algumas breves comunicações.

Dia, horário e local: nesta terça-feira, dia 29, das 15h às 17h, na Capela de São Francisco da Penitência (ao lado do Convento Nossa Senhora dos Anjos em Cabo Frio) e está aberto a quem tiver interesse em participar e a sugerir temas para as próximas conversas-

José Correia Baptista

Rodrigo Cabral, Luciana Rugani e Hairon Freitas.

Feira Canastra e a Sophia Editora

Nesse fim de semana (26 e 27), aconteceu a Feira Canastra , no hall da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, em Belo Horizonte. A Feira Canastra é uma feira de livros com a participação de editores de todo o país e que já acontece há três anos.
E ficamos felizes que, neste ano, a Sophia Editora, do nosso querido Rodrigo Cabral, o nosso cantinho literário em Cabo Frio, onde, sempre que possível, participamos dos eventos literários e saraus que ali são realizados, esteve presente pela primeira vez, promovendo um importante intercâmbio literário entre Cabo Frio-BH.
A literatura é uma atividade que, para crescer e produzir bons frutos, enriquecendo os espaços de cultura, é vital que haja a expansão, o intercâmbio com outras culturas e que as portas estejam sempre abertas para a troca de experiências e conteúdos. E Rodrigo vem fazendo assim com a Sophia Editora, vem ampliando seus horizontes, e fico feliz que essa ampliação esteja se dando em um “Belo Horizonte”.
Sucesso, Rodrigo! Que venham muitas outras oportunidades como essa!!

Luciana G. Rugani

Antologia na Bienal do Rio

A escritora Rose Gomes estará na Bienal do Rio de Janeiro na Antologia 100 Melhores Autores, que será lançada oficialmente na Bienal pela Literarte, no dia 13 de junho, sexta-feira, às 15:30h no stand da Ler Editorial Z 20.

Região dos Lagos no 3º Congresso Multidimensional no Rio

Uma experiência que pode transformar vidas

A conhecida voz do rádio Iva Maria Carvalhaes (naturopata e terapeuta integrativa cabo-friense), estará palestrando e realizando vivência sobre o poder curativo do som, no 3º Congresso Multidimensional que acontece dias 17 e 18 de maio, no Hotel Reale Brisa, Barra da Tijuca – RJ. O evento, em sua terceira edição é realizado por Leandra Soares, também moradora da Região dos Lagos.

Com o tema “O Futuro Chegou”, o encontro transformador convida o público a mergulhar em dois dias de palestras e conexões voltadas ao despertar da consciência e espiritualidade. O Congresso reúne nomes relevantes da espiritualidade contemporânea, como Carlos Torres, Maura Albanesi, Márcia Luz, Edson Boaventura, entre outros.

A proposta é proporcionar uma experiência profunda de reconexão, expansão da consciência e equilíbrio emocional e energético, em um ambiente acolhedor em frente ao mar. O evento é ideal para quem está em busca de respostas, sente que está passando por um despertar espiritual ou deseja compreender melhor o seu papel na transição planetária que estamos vivendo.

As vagas são limitadas. O despertar coletivo já começou – você vai ficar de fora? Mais informações no site: https://congressomultidimensional.com.br ou pode entrar em contato com: Iva Maria (telzap 22999083807) e Leandra Soares (telzap 22 98824-2468), e ter acesso a descontos especiais.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *