
Antônio Gonsalves Teixeira e Sousa, reconhecido como o “Primeiro Romancista Brasileiro” com referências em várias “Histórias da Literatura Brasileira”.
Suas obras tem sido estudadas em diversas publicações de mestrado e doutorado, principalmente pela USP, Universidade de São Paulo, que oferece cursos de graduação e pós-graduação, sendo considerada uma das melhores universidades da América Latina.
As obras de Teixeira e Sousa de maior interesse são os seis romances, três poemas e as duas peças teatrais, reconhecidas como “Obras Completas de Teixeira e Sousa”.
Há mais de dez anos, sucessivos secretários de cultura desejaram publicar estas obras, inclusive tentaram parcerias com a Fundação Palmares, mas sem nenhum êxito.
Quando decidimos publicar a “Coleção Teixeira e Sousa”, entendemos o quão complexo seria a publicação dessas obras. Foram treze anos de pesquisa em busca desses originais espalhados pelos acervos físicos existentes com poucos endereços on-line.

Além do trabalho de pesquisa, seria necessário o trabalho para ler em um original, muitas vezes de difícil leitura, copiar e digitar cada obra. Assim como se fazer uma revisão ortográfica de um português antigo para o atual, pois se encontrava dificuldades com palavras que já não existem em nosso vocabulário, precisando constantemente da consulta a um dicionário.
Por fim, ainda faltavam duas obras, mas nunca desistimos. Fizemos nova investida na busca da peça teatral “Cornelia” e o poema “Cânticos Lyricos”. Mais uma dificuldade, pois só encontramos no final do ano passado no “Departamento de Obras Raras” da Biblioteca Nacional completando, assim, a coleção.
Essas eram as dificuldades. Quanto vale tudo isso? Literariamente, não tem preço!
Enfim, Cabo Frio hoje, possui este acervo com primeira reedição das “Obras Completas de Teixeira e Sousa”, trabalho de uma professora pesquisadora que com a parceria da Foco Letras publica, de forma independente, dois volumes por ano, conforme suas possibilidades financeiras.
A venda das obras de Teixeira e Sousa, ainda não tem retorno comercial. Por sorte, nossas obras sobre a História de Cabo Frio são bem recebidas pelo público, dando condições para a publicação de novos volumes da coleção.
Outra dificuldade é encontrar um ponto de venda para as obras dos escritores cabo-frienses.
O nono volume da coleção será publicada no dia 29 de março, às 16h na Biblioteca Walter Nogueira. No final do ano será lançada a peça “Cornelia” e em março de 2026, o poema “Cânticos Lyricos”.
Dessa forma damos por concluído este desafio, lembrando que a “Coleção Teixeira e Sousa” tem edição limitada, pois o objetivo era tão somente, reeditar essas obras.

É muito gratificante ver essa coleção concretizada, mas, mais gratificante ainda seria ver essa obra realizar o seu propósito, isto é, chegar ao conhecimento da nossa gente, demonstrando o valor desse cabo-friense ilustre que ainda é desconhecido, apesar de uma divulgação que se faz durante uma semana no ano para cumprir a obrigação de uma agenda administrativa, realizada por uma equipe que muitas vezes desconhece a importância do nosso romancista, pois somente neste ano, a Secretaria de Cultura divulgou e comprou a “Coleção Teixeira e Sousa”.
É preciso que a divulgação sobre a vida e obra de Teixeira e Sousa, seja matéria obrigatória em todas as escolas municipais e particulares, o ano todo.
Com esse trabalho concluído, a cidade recebe material adequado para fazer de Antônio Gonsalves Teixeira e Sousa um autor reconhecido, se criada, pela administração pública uma agenda turística, demonstrando que Cabo Frio também é cultura.
Rose Fernandes é professora, pesquisadora e membro da Academia Cabofriense de Letras.