Salve a Padroeira!
Os primeiros atos políticos e nomeações do governo da prefeita Magdala Furtado, fizeram o jornalista Moacir Cabral, leia-se Folha dos Lagos e Cidade Viva, invocar a intercessora Nossa Senhora da Assumpção, padroeira do município de Cabo Frio.
Reunião do PT
Na tarde de sábado, aconteceu reunião do diretório municipal do PT, de Cabo Frio, sob a liderança de Rafael Peçanha e Ricardo Cardoso, ex-secretários adjuntos no governo de José Bonifácio. O encontro, realizado no Plaza Center, na Avenida Teixeira e Sousa, debateu a conjuntura política cabofriense.
Leitão candidato?
O encontro petista começou a preparar a listagem de candidatos a Câmara, a famosa ‘nominata’ para 2024, com a representação da federação formada também pelo PV e PC do B. O ex-presidente do PSOL de Cabo Frio, Cláudio Leitão, participou do encontro e se filiou ao PT. Leitão deve disputar novamente uma das macias poltronas do Plenário Oswaldo Rodrigues.
Desafio
Os partidos progressistas terão um grande desafio para as eleições de 2024. Não apenas eleitoral, mas de maturidade, para conseguir construir uma engenharia política capaz de enfrentar com reais possibilidades de vitória os setores conservadores, hoje hegemônicos, no executivo e legislativo.
O PDT, em São Cristóvão
Presidente do PDT, o ex-deputado Janio Mendes, iniciou o processo de reorganização do partido, que, obviamente, deixou o governo após o falecimento do prefeito José Bonifácio. A sede PDT voltou ao bairro de São Cristóvão, onde teve o período de maior dinamismo em sua história na cidade.
Magdala, candidata a reeleição?
As primeiras ações da prefeita Magdala Furtado (PL) demonstram rompimento com o ‘modus operandi’ do prefeito José Bonifácio e de alguma forma se anuncia candidata a reeleição. No meio político cabofriense, se especula a possível transferência de Magdala para o Republicanos, com o objetivo de não bater de frente com o deputado Dr. Serginho (Sérgio Azevedo), na legenda do PL.
Coincidência
Acontece que, até o momento, todos, Cláudio Castro, Dr. Serginho e Magadala Furtado, pertencem ao mesmo partido, o PL, de extrema direita, parcialmente dominado pelo bolsonarismo. E Dr. Serginho fez questão, a semana que passou, de reafirmar sua candidatura a prefeitura de Cabo Frio. A mais pura coincidência ou sentiu concorrência em sua própria área?
Relação Sólida?
Marquinho Mendes, durante muito tempo no MDB, ligou-se politicamente ao novo PSD, de Aquiles Barreto e próximo ao presidente da Câmara Miguel Alencar (União Brasil). O ex-prefeito de Cabo Frio tem reafirmado semanalmente que é candidato mais uma vez a sentar na cadeira, do Palácio Tiradentes. Até que ponto essa relação com os “meninos” é sólida?