Luiz Antônio Nogueira da Guia.
Reorganização & Credibilidade
É claro que vai haver resistência as mudanças voltadas para a organização da Praia do Forte e de sua orla. O principal foco pode vir de setores do próprio grupo, que apoiou Serginho Azevedo/Miguel Alencar. Resistir a essas tentativas de bloquear a reorganização do espaço público é uma questão de sobrevivência política do governo. Se fraquejar e a desordem voltar o governo fatalmente perderá sua credibilidade política.
Reveillon sem balbúrdia
O esquema de segurança pública montado pelo prefeito eleito Serginho Azevedo (PL) em conjunto com a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal funcionou a contento. O “reveillon” na Praia do Forte foi tranquilo, sem a balbúrdia e violência costumeiras. Tinha muita gente, mas o ambiente foi de alegria, paz e tranquilidade. As fotos acima foram feitas cerca de 30 minutos após a meia-noite por um atento leitor da coluna.
A Dupla!
A dupla formada por Serginho Azevedo (PL) e Miguel Alencar (União Brasil) finalmente assumiu a Prefeitura conquistada na eleição de 6 de outubro. Caso a dupla caminhe unida nos próximos anos poderá constituir nova hegemonia e hierarquia política em Cabo Frio, com repercussões em toda a Região dos Lagos, onde Cabo Frio é o principal polo econômico e a cidade mais populosa.
Liderança!
Exercer liderança na Região dos Lagos não é uma tarefa fácil e exige muita habilidade política junto as diferentes prefeituras, influência junto a estrutura do governo do estado e ter sucesso na administração do seu próprio município. São muitos fatores conjugados, que constroem uma boa imagem pública e o sucesso da administração.
O Secretariado
A formatação do secretariado do governo de Serginho Azevedo (PL) obedeceu a critérios já esperados: alguns secretários em um grupo chamado de ‘técnico’ e outro constituído por políticos que saíram vitoriosos na eleição de 6 de outubro de 2024. Este grupo, que deve ter ajudado o prefeito a construir a vitória eleitoral por larga margem, é chamado de bloco “populista conservador”.
A nova mesa diretora da Câmara
Como era esperado, o vereador Vaguinho Simão (PL), fiel escudeiro do prefeito Serginho Azevedo (PL) foi eleito presidente do legislativo municipal. Vaguinho Simão foi o vereador mais votado do município, na eleição de 6 de outubro. Os outros membros da mesa diretora são: Vanderlei Bento (União Brasil), Paulo da Paulana (PL) e Jean da Auto Escola.
‘Câmara de Cabo Frio, mais de 360 anos de História’
Lançamento do livro “Câmara de Cabo Frio, mais de 360 anos de História”, do jornalista, sociólogo e ex-secretário municipal de cultura de Cabo Frio, José Correia Baptista, aconteceu no Plenário Oswaldo Rodrigues, da Câmara Municipal. O presidente da Câmara, Miguel Alencar (União Brasil) marcou mais uma vitória política ao encerrar o mandato com esse lançamento literário de grande importância histórica.
As novas regras nas praias
O prefeito Serginho Azevedo (PL) informou as novas regras que entrarão em vigor a partir de hoje, 02 de janeiro, nas praias do município:
1) limitação do número de guarda-sóis por barraqueiro;
2) proibição de que ambulantes e carrinhos possam disponibilizar mesas, cadeiras e guarda-sóis a clientes;
3) determinação de que cada barraqueiro disponibilize 3 lixeiras padronizadas de médio porte em sua área de atuação e mantenha a área limpa ao final do dia;
4) proibição de abordagem a clientes no trajeto da praia;
5) proibição de concessão de novas licenças e revogação daquelas que foram emitidas em desrespeito ao TAC estabelecido pelo Ministério Público com a Prefeitura;
6) revogação de licenças expedidas para não moradores de Cabo Frio, bem como impedimento de trabalhar na praia para aqueles que não residam na cidade;
7) a Prefeitura disponibilizará, durante toda alta temporada, equipes a partir das 6:30h, em todas as entradas das praias, para orientação e auxílio dos trabalhadores e cidadãos, inclusive no que se refere à proibição de uso de caixas de som e utilização de tecnologia para fiscalização efetiva;
8) o descumprimento das regras estabelecidas, ensejará a aplicação de sanções, que vão desde a advertência até a cassação da autorização de trabalho em caso de reincidência.
9) após a alta temporada serão estabelecidas novas regras de padronização de barracas, qualificação dos trabalhadores disponibilizada pela prefeitura como requisito de trabalho, e também de conformidade com o estudo de carga de cada praia.
A conferir!
Choque de Ordem
Embora oficialmente se torne prefeito a partir de 1º de janeiro, Serginho Azevedo (PL) dá mostras que pretende usar de “pulso firme” para botar ordem na bagunça em que se transformou o entorno das praias, principalmente a Praia do Forte. Pelo desleixo acumulado, para reorganizar o setor deve ser necessário manter em plantão permanente as polícias civil e militar, além de todo o efetivo da Guarda Municipal.
Complexidade
É preciso reprimir os flanelinhas e barraqueiros que acharcam os turistas na areia e no entorno das praias, mas o problema é muito maior: que tal examinar a concessão dos boxes na Praça da Cidadania? A privatização de muitas áreas nas praças do município, que deveriam ser absolutamente públicas? E os quiosques nas orlas das praias e do Canal do Itajuru?