
Luiz Antônio Nogueira da Guia.
Fim de festa
O governo de Magdala Furtado (PV) ou o que resta dele, nesse “fim de festa” transformou-se em caos, incapaz de fazer uma transição civilizada para a equipe do prefeito eleito, Serginho Azevedo (PL). Fornecedores e servidores estão muito preocupados com a situação dos pagamentos pela prestação de serviços e salários.
Exposição ou Coletiva?
Paralelo ao clima de “fim de festa” da prefeitura de Magdala Furtado (PV) o prefeito eleito reuniu parte do meio político de Cabo Frio para uma exposição do seu planejamento para o governo. A reunião teve pouco de entrevista coletiva e mais de uma dissertação oral do prefeito eleito Serginho Azevedo (PL), que estabeleceu as linhas gerais da sua metodologia administrativa.
Transparência 1
Em diferentes momentos Serginho Azevedo (PL) tem declarado que não tem o espírito de perseguição contra o governo de Magdala Furtado (PV), mas que não pretende ocultar nada. Em todas as suas falas o prefeito eleito tem reafirmado a sua posição de transparência administrativa, que é um dado que ao longo dos quatro anos o cidadão-eleitor tem que conferir.
Transparência 2
Seria muito interessante que o governo municipal criasse uma secretaria ou orgão específico para transparência e ética interna da administração, utilizando os recursos tecnológicos, que o prefeito eleito tem enfatizado quase que diariamente. A Prefeitura de Cabo Frio e a sociedade organizada teriam muito a ganhar.
E agora?
Como estão em Cabo Frio os partidos que compuseram a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B) após a eleição de 6 de outubro? Em 31 de dezembro se encerram os cargos em comissão (as velhas portarias), junto com o inerte e fracassado governo de Magdala Furtado (PV). Agora, qual o caminho a seguir? Qual o preço político a pagar?
Qual a explicação?
Qual a explicação que os dirigentes políticos tem a dar a seus filiados e admiradores? Como o PV de Cabo Frio pode explicar a concessão da filiação a grande ecologista Magdala Furtado? Quem sabe a renúncia coletiva, permitindo a renovação dos seus quadros políticos, se é que sobrou algum interessado.
Batendo à porta?
Muita gente acredita que muitos dos beneficiados pelos acordos políticos que geraram o apoio ao projeto de reeleição de Magdala Furtado estarão batendo a porta do governo do prefeito eleito Serginho Azevedo (PL). O que podem oferecer em 2025? Quantidade de votos? Exibição de prestígio?
O PT
Entre os diferentes partidos progressistas que aderiram ao projeto de reeleição de Magdala Furtado (PV) apenas um, o PT resistiu ao assédio do baronato de sua própria legenda. O núcleo da executiva petista de Cabo Frio se manteve fiel as suas convicções e com certeza será a base para a reconstrução política do partido no município.