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EDUCAÇÃO | Não haverá avanços sem um plano que contemple as necessidades dos alunos

Alessandro Teixeira Knauft (*)

Diante dos resultados do IDEB que revelam desafios no alcance das metas educacionais, a rede pública municipal de ensino de Cabo Frio necessita, com extrema urgência e responsabilidade administrativa, implementar um plano de recomposição de aprendizagem visando à recuperação de conteúdos essenciais, especialmente em Língua Portuguesa e Matemática, e a criação de estratégias contínuas para melhorar o desempenho e o desenvolvimento dos alunos.

Entendo que, para esse plano de recomposição seja eficaz, é fundamental investir na formação continuada de docentes, capacitando-os a diagnosticar lacunas no aprendizado e a adaptar metodologias que respondam às necessidades dos alunos. O uso de avaliações formativas periódicas permite-nos acompanhar o progresso dos estudantes e ajustar o planejamento pedagógico de acordo com os indicadores de aprendizagem identificados.

Como registrado aqui no Blog do Totonho em recente artigo, as atividades no contraturno escolar devem ser estruturadas para oferecer aos alunos oportunidades de reforço e desenvolvimento integral. Nesse sentido, o plano pode incluir iniciativas no modelo de parcerias público-privadas (PPPs), envolvendo formandos e recém-formados de diversas áreas acadêmicas.

A inclusão de estagiários no suporte às ações pedagógicas tente a contribuir para a formação e orientação dos estudantes da rede pública, ao mesmo tempo em que possibilita a experiência prática aos estagiários. Em Cabo Frio, a regulamentação para o estágio remunerado está estabelecida no Decreto 6.908/2022, que traz as diretrizes para a atuação dos estagiários em ambiente escolar, favorecendo a ampliação do aprendizado e a troca de conhecimentos com o corpo discente.

A colaboração com as famílias e a comunidade escolar é outro pilar importante. O envolvimento de pais e responsáveis deve ser incentivado por meio de ações que promovam uma comunicação aberta e contínua, criando uma rede de apoio que fortaleça o ambiente educacional e auxilie na superação das dificuldades enfrentadas pelos alunos.

No binômio família/escola está, no meu entender, uma significativa parcela das chances de resultados expressivos no que tange ao aprendizado, até porque os familiares, uma vez envolvidos, se estabelecem como fonte mais fidedigna de um diagnóstico que vá além do olhar de quem gere uma unidade escolar ou pauta as ações numa perspectiva macroadministrativa. A partir deles (dos familiares) é possível perfilar o aluno na sua condição cidadã e, assim, ampliar a extensão da abordagem institucional.

Resta, ainda, compreender que a eficácia desse plano depende de uma gestão educacional comprometida, que mantenha o monitoramento dos indicadores e busque continuamente estratégias de melhoria. Com foco e coordenação, o plano de recomposição de aprendizagem pode representar um avanço significativo para a Educação em Cabo Frio, realinhando a rede pública municipal com as metas do IDEB e com o compromisso de oferecer uma educação de qualidade.

(*) Alessandro Teixeira Knauft é Professor.

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