Luiz Antônio Nogueira da Guia.
Poucas pistas
Nas notas que publicam em suas páginas e perfis na Internet, o prefeito eleito Serginho Azevedo (PL) e seu vice Miguel Alencar (União Brasil) dão a entender que o estudo dos materiais para a transição governamental, começou. Não dão muitas pistas de encontros, diálogos ou reuniões com o grupo de Magdala Furtado (PV). É o que temos no momento.
Curiosidade X Segredo
Serginho Azevedo (PL) e Miguel Alencar (União Brasil) ainda não liberaram notícias mais consistentes sobre o processo de transição. Acredita-se que as primeiras iniciativas tenham acontecido, mas o prefeito eleito e seu vice parecem não querer nenhum “pitaco”, mesmo dos seus aliados. Não tem como! Vai chegar uma hora que a curiosidade vai matar o segredo.
Cultura/Ambiente/Turismo
Quais serão as diretrizes e prioridades do novo governo para duas áreas essenciais para Cabo Frio: cultura e meio-ambiente? Bem articulados esses dois eixos desaguam num turismo de alto nível e absolutamente rentável, melhorando a qualidade de vida da população como um todo e não de parte dela.
Sumida?
A ainda prefeita Magdala Furtado (PV), antes tão ansiosa de aparecer na mídia, cantando e até fazendo coreografia de dancinhas, junto com seu companheiro de chapa, Léo Mendes (MDB), anda sumida. Alguns observadores acreditam que a prefeita está recolhida no 2º Distrito de Tamoios, outros dizem que foi para Santa Maria Madalena.
Se procurar, acha!
O tal do choque de ordem, se for pra valer não deve atingir apenas flanelinhas, ambulantes, barraqueiros, a parte mais pobre da população. É necessário que a área jurídica da prefeitura (Procuradoria Geral) faça uma rigorosa revisão nas concessões feitas pelo poder público municipal. São anos de privilégios.
Pode ou não pode?
Boxes da Praça da Cidadania, quiosques tanto na orla das praias, como aqueles instalados ao longo do Canal do Itajuru. Seria de muita utilidade a prefeitura examinar juridicamente a situação dos mesmos. Quais os concessionários? Exploram diretamente ou arrendaram? O que a Lei permite?
Reestruturação do espaço urbano
É preciso que o choque de ordem não atinja apenas o pequeno, mas reestruture e dê novo espaço organizacional ao espaço urbano do município. Muita gente em Cabo Frio se desacostumou, ao longo dos anos, a ter respeito por normas, decretos, resoluções e a própria Lei. É preciso mais civilidade.
Perigo & Desrespeito 1
Não adianta reprimir os flanelinhas na Praia do Forte e Peró e ao mesmo tempo ignorar os comerciantes, que, na Passagem ocupam perigosamente metade da pista da Avenida do Contorno. Certos dias, principalmente aos fins de semana, passa apenas um veículo. O trânsito fica congestionado, atrapalhando a circulação.
Perigo & Desrespeito 2
É uma falta de respeito aos consumidores: o interesse individual não pode se sobrepor ao coletivo., sem dar a menor bola para a legislação de trânsito. Além disso existe o perigo para a integridade física dos frequentadores, sentados praticamente no meio da rua. Parece que apenas o lucro levado as alturas interessa.