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DESAFIOS DA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL REFERENTES À EDUCAÇÃO

Alessandro Teixeira Knauff

A gestão pública municipal de Cabo Frio enfrenta desafios significativos para melhorar os índices de desempenho educacional da rede municipal, conforme os mais recentes resultados do IDEB. Nos anos iniciais, a rede municipal atingiu a nota 5.0, com uma meta estabelecida de 6.0. Nos anos finais, a nota foi de 3.8, em comparação com a meta de 5.5. Esses dados evidenciam a necessidade de intervenções estruturais e pedagógicas para elevar os níveis de aprendizagem e aumentar as taxas de aprovação.

Uma das principais estratégias deve ser o fortalecimento das ações de formação continuada de professores, voltadas para o aprimoramento de práticas pedagógicas com base em resultados diagnósticos, especialmente nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. O acompanhamento pedagógico mais próximo, aliado ao uso de avaliações formativas, deve orientar a elaboração de planos de ação focados nas necessidades de cada escola.

Nesse contexto, é essencial colocar o aluno como protagonista do processo educacional, garantindo que suas necessidades e ritmos de aprendizado sejam o centro das estratégias pedagógicas adotadas, o que pode ser viabilizado com a estreita participação das equipes de assessoramento pedagógico (Inspetores, Supervisores e Orientadores) vinculadas à Secretaria de Educação.

A redução das desigualdades de aprendizagem também precisa ser abordada por meio de políticas de acompanhamento individualizado dos alunos com dificuldades, seja através de programas de reforço escolar ou parcerias com instituições de ensino superior para formação de monitores. Nessa perspectiva de compreender o aluno como ser único, não se deve preterir da utilização de tecnologias educacionais como aliadas no processo de recuperação de defasagens objetivando a personalização, no que couber, do ensino e o acompanhamento em tempo real do progresso dos estudantes.

Outro aspecto importante será o incentivo à melhoria da gestão escolar, por meio de capacitação dos gestores para o uso eficiente dos recursos educacionais e monitoramento contínuo dos indicadores de desempenho. A gestão pública precisa assegurar que cada escola tenha um plano de metas claro, em consonância com os objetivos estabelecidos pelo IDEB, promovendo a participação ativa de toda a equipe escolar nesse processo.

O transporte e a infraestrutura escolar também precisam ser considerados, pois são fatores que afetam diretamente a frequência e o engajamento dos alunos. A criação de um ambiente escolar que favoreça o aprendizado, sem interrupções por falta de estrutura e de docentes, é fundamental para que as demais ações pedagógicas tenham efeito.

Para que haja avanços significativos no cenário educacional e para que a rede pública de ensino de Cabo Frio volte a pulsar seu potencial pedagógico, essas iniciativas, se bem implementadas, tendem a contribuir para a melhoria de desempenho nos índices do IDEB e aproximar o município das metas estabelecidas para os próximos anos.

Alessandro Teixeira Knauff é Professor.

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