Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Luiz Antônio Nogueira da Guia.

Virada histórica

Segundo meu amigo Duca Monteiro essa eleição representou uma virada histórica, para a política de Cabo Frio: votação de Serginho Azevedo (PL), com mais de 80 mil votos, um vereador eleito (Vaguinho) ultrapassando a casa de 6 mil votos, 25 candidatos com mais de 1.500 votos e ampla hegemonia na Câmara.

O que esperar de Magdala? 1

A população cabofriense, espera da prefeita Magdala Furtado (PV), de imediato, duas coisas: um pronunciamento oficial reconhecendo a derrota eleitoral e anunciando o início do processo de transição política e administrativa para o novo governo, que se instala a partir de 1º de janeiro de 2025.

O que esperar de Magdala? 2

Grande parte dos servidores e contratados da Prefeitura tem receio quanto o recebimento dos salários de novembro, dezembro e 13º. As notícias que chegam são bastante controversas e impactam o dia-a-dia dos funcionários, que precisam ouvir da prefeita, que há recursos para pagamento da obesa folha, que engordou ainda mais, em 2024.

Mudança geracional

A eleição de 2024 está marcando mesmo uma mudança geracional. José Bonifácio faleceu e Alair Corrêa é um coadjuvante na vitória de Serginho Azevedo (PL). O ex-deputado Janio Mendes (PDT) não conseguiu uma cadeira na Câmara, com votação muito abaixo da expectativa e o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) deu a esposa Kamilla apenas 285 votos.

Janio & Marquinho

Ambos, Janio e Marquinho terão que repensar profundamente suas atuações e estratégias políticas caso queiram continuar na vida pública em posição de liderança e influência na sua cidade. Janio foi deputado por dois mandatos e Marquinho foi prefeito de Cabo Frio por três vezes. A pergunta a ser feita é: o que aconteceu?

Expectativa X Realidade

O PSB, partido da aliança de apoio a prefeita Magdala Furtado (PV) tinha a expectativa de fazer três cadeiras na Câmara, segundo o coordenador político da legenda, Juninho Caju. Não deu! Elegeu apenas um vereador, André Jacaré, que não era a princípio um dos mais cotados pela direção do partido. Inclusive, o próprio presidente do partido, o professor André Carvalho, não conseguiu uma cadeira na Câmara.

Nova Organização

O prefeito eleito tem revelado em seus pronunciamentos após a vitória eleitoral que pretende organizar a cidade. É um desejo que toca a boa parte da população incomodada com a bagunça em que a cidade vive: dos flanelinhas aos barraqueiros e quiosqueiros, tudo está exigindo uma nova estrutura organizacional.

Nota de falecimento: Professora Hildézia Alves de Medeiros – ex-diretora e fundadora do Sepe RJ

O Sepe RJ comunica com pesar o falecimento da professora Hildézia Alves de Medeiros, fundadora e militante histórica do sindicato, com participação e liderança na histórica greve da categoria em 1979.  Hildézia, que nos deixou aos 84 anos, foi uma percussora e lutadora nos debates sobre gênero no mundo sindical, tendo participado e sido homenageada durante a realização do 41º Encontro Estadual de Aposentados da Educação, realizado em 2019, na cidade de Teresópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro.

No dia 30 de outubro de 2019, na comemoração dos 40 anos da histórica greve da educação estadual de 1979, Hildézia participou de uma mesa redonda sobre o tema, juntamente com os professores Maria da Dores Mota, Ítalo Moriconi, Lia Faria e Marlene Fernandes, os quais, juntamente com ela, participaram naquele movimento que mobilizou dezenas de milhares de profissionais de educação no Rio de Janeiro e se tornou fundamental para a consolidação do nosso sindicato e para a  luta dos trabalhadores em nosso estado.

Seguem as informações do velório e cremação da professora Hildézia:

Velório, a partir de 11h30 de amanhã (terça-feira, dia 8 de outubro), com cremação às 14h30, na Capela SL 4. Cemitério da Penitência. Rua Monsenhor Manoel Gomes 307 – Caju.

O Sepe se solidariza com todos os familiares e amigos de Hildézia neste momento de dor e pesar.

Hildézia, presente! Hoje e sempre!

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *