Categorias
Pequenas Doses

PEQUENAS DOSES

Luiz Antônio Nogueira da Guia.

Surreal

Ouvir a simbólica e histórica Internacional Socialista, abrindo na TV a campanha a reeleição de vereadores dentro do governo e do projeto da prefeita Magdala Furtado (PV) é no mínimo surreal. As nuvens da política são bastante instáveis, mas dessa vez exageraram. O que é hoje o Partido Comunista do Brasil, que um dia foi liderado por João Amazonas?

Descaracterização

A descaracterização política e ideológica do quadro partidário brasileiro é crescente e um desserviço a democracia, tão agredida no país. Como os partidos estão perdendo a identidade o eleitor fica absolutamente confuso e vota apenas no candidato sem levar em conta sua posição política e as ideias que defende.

Divulgação

Marquinho Mendes (MDB) continua divulgando o apoio a chapa Magdala/Léo Mendes, em seus vídeos na Televisão e na Internet, mas não faz o mesmo quando da divulgação da candidatura a Câmara Municipal de sua esposa, Kamilla Mendes (MDB). Nessa propaganda, nem a prefeita e muito menos Leo Mendes foram citados.

Futuro

O ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) precisa referendar seu prestígio político com a eleição de sua esposa Kamilla para a Câmara de Vereadores. Não é uma candidatura comum, apesar de estar na frágil nominata do MDB. A eleição de Kamilla, com expressiva votação, é fundamental para o futuro da carreira política do ex-prefeito.

Janio Mendes

O ex-deputado Janio Mendes, presidente do PDT de Cabo Frio, entrou de cabeça na campanha para a Câmara Municipal e passou pela “reunião dos velhinhos”, no Café da Jack, no Lagoa Shopping, na rua atrás do mercado Grand Marché. Janio fez uma rápida análise das campanhas majoritárias e proporcionais, mas não deu dados e nem citou nomes: incógnita!

Análise eleitoral

O coordenador político da campanha de Rafael Peçanha (Rede Sustentabilidade), o sociólogo José Correia Baptista também passou pelo Café da Jack, que está começando a ficar famosa, no meio político. Junto com o professor José Américo Trindade (Babade) e o também candidato a Câmara, Cláudio Leitão, fez análise do processo eleitoral.

Dicas

Na medida em que 6 de outubro vai ficando mais perto os nervos começam a ficar a flor da pele e a ansiedade crescente. Em todas as rodas de conversa a grande preocupação é sobre a formação da Câmara Municipal para o próximo quadriênio: os candidatos, que não são poucos estão inquietos. O primeiro a dar um “spoiler” foi o ex-prefeito Alair Corrêa.

Oposição

Quem conhece de longa data a política cabofriense sabe que dificilmente o prefeito, independente do partido, deixa de ter maioria, as vezes bem folgada, na Câmara. Entretanto, a oposição é necessária, até mesmo para frear qualquer soluço autoritário e muitas vezes auxilia o próprio governo a encontrar o melhor caminho.

Pré-venda no site da Sophia Editora.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *