Categorias
Fotos

O FORTE SÃO MATHEUS

Antônio José Christovão – Foto de 2013.

O Forte São Mateus é um ponto de referência histórico e turístico para a cidade. Fica num dos extremos da Praia do Forte, no topo de uma ilhota, ligada ao continente por uma pequena ponte.

Apesar de não ser muito alto, a subida até lá em cima não é isenta de risco de queda. Esse risco tende a aumentar, naturalmente, com a idade e com quaquer problema físico, visual ou motor, de quem deseja subir, conhecer o Forte por dentro e apreciar a linda vista.

O piso, muito irregular, é, em alguns trechos, parcialmente pavimentado por pedras incrustadas no solo, aparentemente realizado há séculos. Em outros trechos, pisa-se nas próprias pedras inclinadas que formam a ilha. Só existe uma corrente lateral para apoio, simulando um corrimão, a qual não inspira nenhuma confiança.

Sei que não se pode desfigurar o sítio, em função da necessidade de se manter as suas características o mais próximo possível do original. Por outro lado, acredito que esse monumento mereceria um estudo das autoridades visando a encontrar e viabilizar uma forma de acesso segura, mas que o agredisse ao mínimo.

Antônio José Christovão – Texto de 2026.

Compartilhe este Post com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *