
Luiz Antônio Nogueira
Baixíssimo nível 1
Os substitutos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem cassados pela Câmara Federal são o exemplo do baixo nível da representação parlamentar no Brasil. O Missionário José Olímpio (PL/SP) já foi deputado federal e apresentou o projeto que proibia “implante em seres humanos de identificação em forma de chips e outros dispositivos eletrônicos”.
Baixíssimo nível 2
A outra figura, Dr Flávio (PL/RJ) é ligado ao Apóstolo Valdemiro Santiago (Igreja Mundial do Poder de Deus), aquele do chapelão, que rompeu com o “Bispo” Edir Macedo, da Universal do Reino de Deus. O Dr Flávio, segundo o portal UOL foi fiador do Valdemiro e obrigado a pagar 225 mil reais de alugueis não pagos pela Igreja.
“Acordão”
O governo Lula festeja muito discretamente o “acordão”, que permitiu a aprovação do Projeto de Lei da Dosimetria junto com a legislação econômica-financeira, que deve injetar cerca de 22 bilhões de reais nos cofres do governo federal. Os vetos ficam para depois e fazem parte da encenação política combinada entre os protagonistas da República Brasileira.
Aliancista ou Progressista?
Até o momento lideranças do chamado “bloco aliancista”, em Cabo Frio e Região dos Lagos, ainda não conversaram de maneira mais sólida, digamos assim. O objetivo é minimizar as diferenças, buscar os pontos comuns para poder concentrar votos e enfrentar o “bloco conservador”, na eleição de outubro, de 2026.
A Esquerda!
O chamado “bloco aliancista ou progressista”, cada um chama como quer ou como pode, não inclui os partidos de esquerda como a Unidade Popular (UP), o PSOL, a Rede Solidariedade e talvez o PT (alguns não colocam os petistas no campo da esquerda), legendas que podem ou não criar uma grande aliança.
Esquerda terá candidatos locais ou não?
A esquerda cabofriense, favor não confundir com os “aliancistas”, dificilmente lançará candidatos locais a Assembleia Legislativa (ALERJ) e a Câmara de Deputados Federais. O que se percebe é que as lideranças locais estão de alguma forma ligadas a candidatos de fora do município, com representação mais vinculada a capital e a zona metropolitana.
Internet: oposição x governo
A oposição confronta o governo de Serginho Azevedo (PL) através dos sites e portais de notícias das redes sociais da Internet. Nesse campo podemos destacar o ex-deputado Janio Mendes, o ex-vereador e ex-secretário Dirlei Pereira e o jornalista/radialista, Juarez Volotão. O prefeito por sua vez também elegeu a Internet como a mídia onde se sente mais a vontade. Portanto …
Búzios 1
Em Búzios, o prefeito Alexandre Martins (Republicanos) namora com outras legendas de direita (bloco conservador). Ao lançar sua esposa Daniele Martins, candidata a Assembleia Legislativa (ALERJ) incomoda e pode estar rompendo com o prefeito de Cabo Frio, Serginho Azevedo (PL), que tem um eleitorado muito maior para apresentar.
Búzios 2
Como o eleitorado de Búzios é pequeno, Alexandre Martins (Republicanos) vai precisar costurar muitas alianças, em toda a Região dos Lagos e arredores para tentar viabilizar eleitoralmente a candidatura de sua esposa, Daniele Martins. Alexandre, quer fazer da candidatura de Daniele extensão do seu poder com uma cadeira na ALERJ. O prefeito vai precisar de muita habilidade política e coesão interna para emplacar uma vitória.