

Solução caseira
O falecimento do vereador e secretário de mobilidade urbana, Josias da Swell gerou vazio político e pessoal na equipe do governo. O chefe de gabinete, Kiko Jorge foi o nome escolhido pelo prefeito Serginho Azevedo para ocupar a secretaria de mobilidade urbana no lugar de Josias. A substituição revela que o prefeito Serginho Azevedo (PL) não quer mexer na equipe do governo.
Oposição nas redes
A oposição ao governo municipal não tem sido feita via institucional, na medida em que, na eleição de outubro de 2024 a oposição perdeu totalmente seu espaço na Câmara. Nas redes brotam críticas, muitas vezes bastante duras através de oposição não organizada. Resta saber de que maneira vai refletir no processo político-eleitoral de 2026.
Tendência
Dificilmente os partidos e lideranças de esquerda vão lançar candidatos locais, em Cabo Frio e outras cidades, na Região dos Lagos. Ao menos é a tendência observada até o momento, com lideranças locais apoiando e reforçando candidatos da capital e de outras regiões.
Distrito de Tamoios
A região do 2º Distrito de Tamoios vive crescimento populacional e urbano acelerado e desorganizado. Boa parte da população é oriunda da Zona Metropolitana da Capital, especialmente da Baixada Fluminense, com quem mantém raízes e relações de ordem política e eleitoral. Boa parte dos votos caminha nessa direção.
O Estado do Rio agoniza
A Assembleia Legislativa (ALERJ) votou pela liberdade de Rodrigo Bacellar. Resta saber se livre Bacellar vai degustar a picanha deixada para trás por TH Joias. O STF cumpre o rito e Alexandre de Morais determina as cautelares a serem cumpridas pelo parlamentar, enquanto o Estado do Rio agoniza.
Papa goiaba & Carioca
Muita gente se pergunta quais as consequências diretas e indiretas dessa avacalhação (tentando ser minimamente educado) institucional para o Estado do Rio de Janeiro, que um dia teve as bancadas parlamentares mais importantes do país. A eleição de 2026 trará as respostas. Quem sabe o “papa goiaba” e o “carioca” terão alguma chance?

Cantata de Natal do Cantavento
Na próxima sexta-feira, 12, às 20 horas, acontece a Cantata de Natal do Coral Cantavento, na Casa de Cultura José de Dome (Charitas). O Cantavento, criado na Ferlagos pelo Maestro Rui Capdeville e pela Professora Yone Nogueira, está completando 50 anos de bons serviços para a arte, em Cabo Frio e toda a região.