
Todos perdem, principalmente os mais frágeis
O governo e a Câmara estão cometendo erro grave ao permitir o retorno dos fogos de artifício com barulho. Prejudicam autistas, doentes em geral e idosos em particular, além dos animais que ficam em polvorosa diante da barulheira. Perde a sociedade. Perde o governo. Perdem os vereadores. A perda é geral!!!
Polêmica
O governo de Serginho Azevedo parece ser atraído pelas polêmicas, inclusive aquelas que não lhe favorecem e que lhe trazem desgastes políticos desnecessários, que podem pesar lá na frente. Afinal, o governo municipal tem a hegemonia na Câmara, mas isso não significa que a sociedade aceite qualquer decisão do Legislativo.



O Lodo!
Começaram as obras de preparação para a retirada do lodo fétido, no tradicional bairro da Praia do Siqueira. Não é muito, mas é alguma coisa, no cipoal da imensa dívida que o governo do estado, o município e a concessionária monopolista tem com a população cabofriense, especialmente a Praia do Siqueira, o mais belo por do sol do município.
Como explicar a Bandeira Azul lagunar?
Enquanto a baneabilidade da Laguna de Araruama continua a ser alvo de debates entre o Inea, os ambientalistas, as concessionárias e prefeituras da Região dos Lagos, pelo terceiro ano consecutivo, a praia lagunar de Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia recebe a Bandeira Azul. Como explicar?
Assembleia Legislativa
Cabo Frio é a “capital da Região dos Lagos”, ou seja, o município de maior população, com o maior eleitorado e consequentemente com grande potencial político/eleitoral. Para que esse peso seja efetivo nas relações com o governo do Estado precisa de representação importante e efetiva na Assembleia Legislativa (ALERJ), portanto não cabe que lideranças políticas cabofrienses apoiem candidatos de outras localidades.
Espaço vazio?
O voto na Assembleia Legislativa tem grande importância para o governador, como a Câmara Municipal tem para o prefeito da cidade. A falta ou débil representação dos municípios do interior entrega a hegemonia política a capital e a região metropolitana, de grande eleitorado. Não dá para bobear, em política não existe espaço vazio.
O 2º Distrito 1
Em Cabo Frio existe o problema do 2º Distrito de Tamoios, cujo povoamento intenso é muito recente, com laços muito frágeis com toda a Região dos Lagos. Tamoios mantém muitas relações políticas com a Região Metropolitana, especialmente com a Baixada Fluminense.
O 2º Distrito 2
Boa parte dos votos do 2º Distrito de Tamoios acaba por migrar para candidatos oriundos da Baixada, com os quais Tamoios tem laços efetivos. Dessa maneira acaba por enfraquecer a representatividade do município, nas relações com os orgãos estaduais, com presença frágil, na Asembleia Legislativa (ALERJ).

28/11 – 15h : Mesa redonda em alusão ao Mês da Consciência Negra, na 20ª Subseção OAB Cabo Frio, por meio da Comissão de Igualdade Racial, com exibição do curta-metragem “Como se Fosse da Família” (2025), dirigido por Rodrigo Sena, com participação da atriz protagonista Rafaela Solano.
29/11 – 17h : DJ Lourenço Charme. Praça de São Cristóvão
30/11 – 11h: Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa. Praça da Cidadania.