


Rodrigo Cabral & Fernando Chagas




Prêmio Jabuti – 1
Ontem no Teatro Municipal do Rio de Janeiro aconteceu a entrega do 26º Prêmio Jabuti, o mais importante da Literatura Brasileira. Cabo Frio esteve presente com Rodrigo Cabral, que ficou entre os cinco finalistas, com o seu livro “Refinaria”. Rodrigo é formado em Jornalismo pela PUC/RJ e pilota a Sophia Editora.
Premio Jabuti – 2
Fernando Chagas se formou em Letras pela Ferlagos. Foi secretário municipal de cultura de Cabo Frio e junto com Aline Cantia e Chicó do Céu toca o Instituto AbraPalavra, de Belo Horizonte. Fernando, cuja família continua em Cabo Frio mantém laços profundos com a cidade e expressou esse vínculo da seguinte maneira: “Viva Cabo Frio por onde iniciei minha vida na arte e na palavra.”
O grupo do Circulo de Leitura da Sophia Editora mandou a seguinte letra:
Nós, do Círculo de Leitura, estamos super felizes com a indicação de Rodrigo entre os 5 finalistas do Prêmio Jabuti. Ter chegado à essa etapa já foi um grande e merecido prêmio. Parabéns pelo “Refinaria“, pelo seu trabalho como editor e poeta. É uma vitória estar aí entre os melhores.
Perda do Patrimônio
O fato é que Cabo Frio ao longo de sua história, particularmente a contemporânea, a partir da década de setenta, não soube e continua não sabendo, preservar o seu imenso patrimônio natural, histórico e cultural. O que temos pra hoje, digamos assim?


De Pé e Preservadas
As casas acima e outras tantas de arquitetura importante para contar a história da cidade deveriam estar preservadas sob a ação do poder público e não ameaçadas constantes de demolição. Nada melhor do que dar utilização social para mante-las de pé e preservadas.
Restauração do Charitas
“Amigo, a verba federal da PNAB que estaria disponível para o Cháritas seria para acessibilidade. Como fazer isso com todas as esquadrias caindo aos pedaços? Em audiência pública a maioria preferiu premiar agentes culturais da cidade. A grana seria curta para o que o acervo necessita. A restauracão completa com os rigores técnicos patrimoniais e melhor acessibilidade necessita mais de um milhão.“ José Facury – Conselho Nacional de Cultura.
O Palácio das Águias
Em bom estado de conservação está o Palácio das Águias, prédio restaurado há bem pouco tempo pelo Banco Itaú e entregue a Prefeitura de Cabo Frio (2024) e gerido pela secretaria municipal de cultura. O Palácio das Águias, no calçadão da Rua Erico Coelho, tem se caracterizado como centro de artes plásticas.
O Teatro
A cidade continua aguardando o final da reforma do Teatro Municipal Ináh de Azevedo Mureb, quase uma década fechado. Concluída a reforma, cabem algumas perguntas: quem vai gerir o teatro? A secretaria municipal de cultura ou a FAETEC? Já existe programação para a primeira temporada teatral?


